Vivemos em um momento onde é preciso se prevenir por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que, para superarmos a proliferação do vírus, precisamos manter o distanciamento social e, se possível, nos isolarmos em casa o que acaba mexendo na rotina de todas as pessoas.
A recomendação que foi passada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é que escolas, universidades, e até o comércio suspende todas as atividades presenciais. Empresas adotaram o home office, para que os trabalhadores possam exercer suas funções de casa, como um método de prevenção.
Ainda não se sabe quanto tempo levará para que tudo se torne normal novamente. Portanto, a família inteira vai precisar estar focado para entenderem o que está acontecendo e para conseguirem criar rotina e autonomia para todas atividades.
Da mesma forma que os adultos devem manter uma rotina de trabalho, é de extrema importância que os pais organizem os dias que as crianças estão em casa, e lhe ajudar no que for preciso.
“Temos que lembrar que a criança não está de férias, que todos nós estamos em isolamento. É primordial estabelecer uma rotina de estudo, ler um livro, rever um material, fazer pesquisas” relatou a Monique Montenegro, doutora em educação.
Ter uma rotina e cumpri-la é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagem iniciado na escola, e para ajudar você, pai e mãe, que ainda não sabem como proceder com os filhos em casa com a mesma orientação passada nas aulas presenciais, é preciso manter na memória os conhecimentos que estavam aprendendo na escola e necessário dar continuidade ao processo de aprendizagem iniciado.
Apesar de tudo ter mudado de uma hora para outra, a mudança na rotina irá ocorrer de forma gradual e exige um pouco de paciência, o importante é que as pessoas que moram na mesma casa busquem manter o equilíbrio, e como uma boa família e unida, cada um irá dar uma mãozinha para poder ajudar ao outro.
Para que você possa vivenciar uma rotina organizada, antes de tudo, é preciso definir metas e prioridades. Com isso, você irá visualizar com mais facilidade quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo, e buscar estratégias para que consiga realizar todas. Ao estabelecer metas você evitará distrações e conseguirá entregar os trabalhos e atividades no prazo.
Para o professor e psicanalista Christian Ingo Lenz Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, o momento exige que todos reorganizem suas rotinas. “Um dos primeiros efeitos da quarentena é a desorientação atencional.
A pessoa se sente mais confusa, menos concentrada, muito mais cansada. Ela pensa que vai trabalhar em casa e vai conseguir descansar, mas não é isso que acontece. Porque uma série de apaziguadores que nós temos no trabalho, como a pausa para o cafezinho ou a conversa com o colega, são suspensos”, aponta o psicanalista.
Produtividade e bagunça não andam juntas. Assim que acordar, mantenha os mesmos afazares de antes da quarentena. Tome café e troque de roupa. Como se você fosse sair para estudar ou trabalhar. Você pode escolher uma roupa confortável, mas nada de pijamas, pantufas, ou qualquer adereço que você não usaria para sair na rua.
Isso vai ajudar você a manter sua mente ativa, a criar uma rotina e expulsar a procrastinação.
Televisão e concentração são inimigas. Quando ela está ligada é uma tarefa quase impossível se concentrar e conseguir ser produtivo. Assim como também a distração que o celular causa, e pessoas ao redor falando alto pode acabar prejudicando a sua meta do dia.
Para manter o foco, você precisa se distanciar de todas as distrações possíveis. O celular vai apitar toda hora, a Netflix vai chamar você para maratonar aquela série nova e as pessoas vão querer mostrar ou falar sobre algum assunto
Portanto, não esqueça de se desligar de tudo. Escolha um ambiente tranquilo da casa, organizado, confortável, e mantenha o foco. Lembre-se de avisar quem mora com você para não interromper seu momento de dedicação aos estudos e/ou ao trabalho.
Conhecimento é muito importante, você concorda? Tente se manter informado com o que há de importante, e se atente a não consumir conteúdos que gere algum tipo de desconforto, algumas informações podem acabar virando paranoia. Quando se fica muito focado em um tema, a cabeça começa a pifar e isso gera mais ansiedade e pânico.
Busque apenas o conteúdo necessário para se proteger e cuidar de seus familiares e tirar dúvidas sobre trabalhos, assuntos escolares, etc.
Não se esqueça de descansar, e esfriar um pouco a caixola quando for necessário. Fazer pequenas pausas é essencial para movimentar o corpo e refrescar a mente para que tudo seja assimilado da maneira mais correta possível.
E ainda, se você estiver trabalhando de home office, o que é o caso dos pais, é essencial que você dê um para uns minutinhos no seu fluxo de trabalho para se alimentar corretamente.
Quando estamos em casa, não vemos o tempo passar e se privar de alimentação só vai trazer prejuízos à saúde e à sua produtividade. Então, não descuide da sua saúde e a de quem você ama.
Especialista indica que é o momento que os pais e responsáveis devem estar mais perto dos seus filhos trabalhando o diálogo e a responsabilidade social.
Logo, logo isso tudo irá passar, e você verá como o trabalho em equipe vale a pena!
Você gostou do post de hoje? Então pode começar a colocar em prática para que os dias sejam mais leves e os objetivos cumpridos.
E ah! Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!