Desidratação infantil, é um assunto chave principalmente no verão.
A importância da hidratação é indiscutível principalmente quando estamos passando pela estação mais quentes do ano, o verão. Portanto, manter pele e corpo hidratados é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.
Confesso que quando falamos “hidratação”, o primeiro recurso que vem a nossa mente é a tão importante água. A sua relevância é enorme quando o assunto é se hidratar, mas existem muitos outros potencializadores naturais que funcionarão muito bem, quando aliados ao uso correto desse líquido e irão combater a desidratação infantil.
Alguns profissionais afirmam que para um adulto o consumo de dois litros de água por dia é o suficiente para manter o corpo hidratado pelas 24 horas, outros, preferem relacionar a quantidade de água a ser ingerida com peso e até altura do indivíduo.
Hoje, já se encontra facilmente na internet um cálculo utilizado, principalmente por nutricionistas, que indicam a quantidade de água ideal por kg, multiplicados com seu peso, chegando assim no resultado da quantidade exigida por peso para botar fora o risco da desidratação infantil e até adulta.
Se você não entendeu muito bem, é simples. Vamos supor que seu peso atual é de 64 quilos. Você deverá multiplicar 64 x 35 (quantidade ideal por kg) = 2,240 (dois litros duzentos e quarenta ml) e assim podendo variar de acordo com o peso de cada um.
Mas cuidado, essa quantidade pode variar para idosos e caso o paciente apresente quadros de febre, diarreia ou suor excessivo. Pois em todos esses casos citados a cima, é comum a perda em maior quantidade de líquido.
A dica é sempre consultar seu médico e fazer exames periódicos, ele vai ser o profissional mais indicado quando o assunto for seu corpo.
Separa caneta e papel e vamos as dicas!
PELE: peixe, castanha e nozes, frutas e vegetais alaranjados.
Todos esses alimentos que citamos, além de deliciosos têm agentes capazes de dar um up a qualquer pele seca. Contém vitaminas ‘B’, ‘C’ e ‘E’, betacaroteno, antioxidantes e gorduras boas, que agirão como hidratantes naturais de dentro para fora.
Outra dica é os produtos que encontramos nos mercados. Os hidratantes e óleos corporais, além de ajudarem na hidratação, muitos ainda contribuem para uma pele mais cheirosa.
CABELO: para muitas mulheres, manter o cabelo hidratado é um desafio.As vezes, mesmo com a alimentação e a quantidade de água utilizada corretamente, ainda nota um aspecto seco aos fios.
Mas nada que uma receita caseira, com muitos produtos naturais, não resolva.
Para fazer essa hidratação poderosa, você precisará:
Agora, é só misturar todos os ingredientes!
Lembrando que do abacate e da babosa vamos excluir a casca, utilizando apenas a massa encontrada na parte de dentro.
UNHAS: Se você se encontra com as unhas quebradiças, essa receita trará bons resultados em poucos dias.
Depois de todas essas dicas, podemos ver como a alimentação e os produtos naturais ajudam manter nosso corpo hidratado e ajudam a potencializar o efeito da água.
Voltando ao nosso assunto de hoje, você sabia que a qualidade da água pode também interferir na hidratação? Pois é!
Portanto, se água tiver elementos contaminados ou a presença excessiva de cloro, o nosso organismo pode utilizar todo o nosso estoque de hidratação para suprir aquela necessidade e evitar que nosso corpo fique doente, causando ainda mais desidratação.
Agora voltando a atenção para as crianças, quando pensamentos em desidratação a preocupação aumenta, por serem pequenos e frágeis. A falta de hidratação pode causar sérios danos aos pequenos, desencadeando sintomas como enjoo e dor de cabeça.
Muitas vezes, por não entender muito bem sobre o assunto, quando os sintomas aparecem é difícil para nós adultos, associarmos a falta de hidratação, imagine para as crianças?
Mas alguns sinais, podem nortear os pais quanto ao primeiro diagnóstico, são eles:
Caso seu baby ainda não tenha passado pela introdução alimentar, além de muito leite materno, dar pequenas quantidades de água durante o dia fará muito bem!
Se seu filho já tiver acesso à alimentação tradicional, sopas, água de coco, sucos de fruta e até chás gelados, são uma boa pedida.
Agora que já aprendemos, é importante saber algumas medidas que devem ser evitadas e que podem piorar a desidratação:
Como sempre, vale ressaltar que nenhuma dica substituiu a avaliação médica. Caso seu filho apresente esses sintomas de desidratação infantil por mais tempo, mesmo depois da reidratação, é viável a busca por um profissional.
Gostou das nossas dicas? Deixa um comentário que vamos adorar ler.
Quer mais? Temos por aqui, uma postagem super interessante sobre alimentação infantil!
Você já nos segue nas redes sociais? Se a resposta for não, você está perdendo muito estilo e dica boa.
Mas calma, ainda dá tempo de fazer aquela amizade sincera, é só seguir @pirilampokids e @pirilampoteens. Beijos e até amanhã!
2 Comentários
Gente isso funciona mesmo 🙂
Amei seu post 🙂 Queria saber qual melhor tratamento para
cabelo com caspa 🙁