Novembro é mês que comemora o Novembro Azul, saúde masculina. Você sabe o que isso significa? A gente te explica!
A campanha ‘Novembro Azul’ tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Aproveitando o tema desta celebração, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
No Brasil, a doença corresponde a 29,2% dos tumores malignos em homens, sendo o câncer mais frequente nessa população se não considerarmos os tumores de pele não melanoma. Estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano até 2022.
Hoje em dia ainda há muito tabu a cerca da saúde masculina, onde a tendência dos homens é buscar ajuda médica quando o seu caso já está se agravando. Por isso, este é um assunto pertinente e que devemos trazer a maior informação possível para esse público estar atento.
O câncer de próstata é um tumor maligno que atinge principalmente homens acima dos 55 anos, causando o aumento da próstata.
Na maioria dos casos, o câncer se desenvolve de forma lenta, não apresenta sintomas e não ameaça a saúde do paciente, sendo necessário apenas o acompanhamento do quadro para avaliar a evolução do tamanho da próstata.
Porém, ao se espalhar para outras partes do corpo, pode evoluir para estágios mais graves, e causar até morte. Esse quadro é conhecido como metástase.
A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e que tem ligação direta com a uretra (canal que permite a passagem da urina e do esperma para fora do corpo). O câncer de próstata causa o aumento dessa glândula, chamado de hiperplasia.
Com isso, o canal da uretra pode ficar pressionado ou até obstruído, o que é responsável por causar os principais sintomas da doença para prevenção da saúde.
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.
Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima! Cuide da saúde!