Criança feliz é criança saudável, com disposição para brincar, estudar e se divertir com os amigos e a família. Para que isso aconteça de forma natural, é importante prestar atenção à saúde infantil desde o berço. Nós, da Pirilampo kids, preparamos algumas dicas para você cuidar de maneira adequada — e sem pânico — da saúde da criançada.
O primeiro passo para cuidar da saúde dos pequenos quando eles não estão bem é identificar qual é o problema, mas, quando a criança ainda não consegue se comunicar, essa tarefa se torna mais difícil. Nesses casos, prestar atenção à intensidade do choro e a outros sintomas associados podem ser muito úteis. Do mesmo modo, é importante que se ensine a criança a observar o corpo e a saber expressar o que acontece com ela.
Enquanto bebês, eles não saberão mostrar qual é o problema, mas, desde cedo, é importante ajudá-los a expressar corretamente o que se passa. Para isso, uma boa técnica é, toda vez que você identificar a dor que ele está sentindo, apontar e dizer algumas vezes “é aqui que dói?”: dessa maneira você o incentivará a fazer o mesmo sempre que sentir algum desconforto.
Ao educarmos as crianças, algo que não pode faltar é o ensinamento sobre a saúde, para que elas possam se preocupar em manter uma vida saudável.
Mães e pais devem mostrar para seus filhos que o cuidado com a saúde deve ser levado a sério. Para isso, é necessário dar o exemplo, pois, como sabemos, essa é a melhor forma de ensino. Assim sendo, tenha bons hábitos de cuidado com a alimentação, com os dentes, e todo o corpo, incentivando sua criança a fazer o mesmo. Além disso, procure estimular a autonomia dela para esses cuidados simples.
Qualquer mudança que ocorra com as crianças, desde as alterações mais simples até as mais complexas, deve ser notada pelos responsáveis. É necessário observar sinais de que algo não vai bem, como falta de apetite, cansaço, crises de tosse e dificuldade para dormir.
Caso percebam mudança na rotina dos filhos, considere levá-los ao pediatra.
Enfim, é imprescindível estar atento a alguns cuidados necessários para manter a saúde dos filhos. Veja algumas dicas:
• Fazer a higiene bucal no mínimo três vezes ao dia e sempre após as refeições;
• Ensinar a tomar banho e como higienizar todas as partes do corpo;
• Praticar com a criança a autonomia nos cuidados com a própria saúde;
• Consumir alimentos saudáveis, com pouca gordura saturada, frituras, carnes processadas e embutidos, fast-food, entre outros;
• Apresentar diversos tipos de legumes, frutas e hortaliças nas refeições. Use sua criatividade para mudar formas e compor um prato atrativo;
• Praticar atividades ao ar livre;
• Ensinar a jogar bola, andar de bicicleta, patins ou skate, além de brincadeiras em grupos;
• Manter as consultas com o pediatra em dia.