Levar uma vida corrida é mais que normal na vida de muitas pessoas. Quase não se em tempo para fazer tudo, e pedir que o dia tenha mais horas é como um mantra dos adultos, não é?
E quando se tem filho, tudo se torna ainda mais sensível, é preciso equilibrar suas necessidades e por em conta tudo que está em sua volta, na verdade, o que mais importa: Seu filho.
É importante que toda família aprenda a organizar sua rotina diária sem deixar de lado o pensamento no desenvolvimento das crianças e principalmente no fortalecimento do vínculo entre família. Coisa essa que precisa ser reforçada a todo tempo.
Estabelecer e cumprir horários tais como hora de comer, de estudar, de tomar banho, de dormir e de levantar são imprescindíveis, por mais que possa parecer algo simples e corriqueiro.
A beleza se encontra aí, nos detalhes.
Dedicar um tempo adequado para os filhos acabaram se tornando uma grande luta para os pais nos tempos atuais. Eles passam o dia trabalhando, e quando chegam em casa têm que se dividir com os afazeres do lar, o descanso, verificar os emails, calcular conta, e as crianças, essas cada vez ganhando menos horas de atenção dos seus pais.
Portanto, lembre-se bem, que dedicar tempo para os filhos não é apenas ficar do lado deles, resolvendo problemas do trabalho ou no celular o tempo inteiro. É preciso que se dedique atenção, conversar perguntar sobre o dia, o que fizeram, o que eles sentem, ouvi-los, estabelecer uma relação de confiança e amizade, entender as suas necessidades e ensiná-los nas dificuldades, e até mesmo ficar apenas do ladinho, em silêncio, mas mostrando que etá ali.
O que importa é a qualidade do tempo gasto com os pequenos. Estar presente de uma maneira positiva para as crianças pode fazer toda diferença.
É importante ser referência na vida dos filhos. Mas você já deve ter visto alguns pais com medo dos próprios filhos, não querendo desapontá-los ou serem vistos como pais rígidos demais.
É preciso cuidar com os extremos: nem ser firme demasiadamente e nem permissivo. Trata-se de procurar um ponto médio, em que seus filhos possam expressar opiniões, mas que saibam que há limites e regras a serem respeitadas.
Priorize uma refeição coletiva: se for possível, combine que uma refeição será feita conjuntamente e com tempo. Seja café da manhã, almoço ou no jantar, esses momentos permitem conversas olho no olho para falar de situações cotidianas – aspecto importante para toda família saudável.
Diversas crianças não acreditam no potencial que têm. E quando não há apoio das pessoas próximas, principalmente dos pais, elas podem se tornar adultos que não conseguem desenvolver suas habilidades, atrapalhando todo se desenvolvimento futuro.
Mas é preciso cuidar com o tipo de apoio oferecido. Evite exigir demais de seu filho. Seja afetuoso e mostre a ele que você é um suporte e sua base. Assim, ele saberá que tem em você alguém que se importa a tem a quem recorrer durante toda a vida.
É importante que os filhos saibam que você se interessa por aquilo que eles fazem. E não reaja com desdém quando achar que uma tarefa realizada por seu filho é muito simples ou nada relevante demais.
Para ele, aquele pode ser um grande feito e é preciso que ele saiba que você está atento independente do que seja. E pode acontecer também de eles resistirem a contar sobre sua rotina e amizades, mas insistir em querer saber mostra que você é alguém interessado e com quem ele pode sempre contar. Isso fica registrado no subconsciente dele.
Mantenha uma boa relação familiar
Os relacionamentos amorosos de seus filhos serão construídos com base naquilo que eles perceberam em casa durante a infância. Os pais sempre serão exemplos para os filhos.
E ver que existe um diálogo respeitoso entre os pais, faz com que as crianças se sintam confortáveis em também se comunicar com eles. Eles passam a ver a família como um ambiente confiável, como de fato deve ser.
Não vá direto para os afazeres
Use o tempo do acordar para ficar, sem pressão, com as crianças. Nem que seja por alguns minutinhos.
Veja fotos de família
Sente com as crianças para rever fotos e aproveite para contar histórias que existem por trás delas e aproveite o momento para contar fatos engraçadas da família.
Deixe recadinhos em lugares inusitados
Sem ele ver, deixe um recado amoroso no espelho do banheiro, na cabeceira da cama, nos brinquedos. Caso a criança não saiba ler, deixe um desenho. O importante é ela sentir a sua presença quando menos espera e tenha o reforço do quando você o ama.
Mantenha contato físico
Estudos mostram que as crianças se desenvolver muito melhor com calor do afeto. A criança se sente amada e terá uma maior autoestima e sua inteligência emocional.
Abrace e beije seu filho ao menos uma vez no dia, isso diminui as chances deles se tornarem agressivos, anti-sociais e quaisquer outros problemas comportamentais e sociais. Na adolescência deles o beijo e o abraço podem ser substituídos por palavras de apoio, empatia e conversas sinceras entre vocês.
Crie um relacionamento de amizade
É muito importante que os pais tenham a amizade e a confiança dos filhos e essa boa relação deve ser construída desde cedo. Portanto, siga essas dicas assim que puder!
Uma das formas mais eficazes de estreitar o laço de amizade é agir com respeito, é preciso também que se tenha um bom relacionamento com o filho em casa desde criança.
Diga para o seu filho o quanto ele importa e que você o ama!
Taí uma coisa que é sempre bom e todo mundo gosta. Agradeça por ele ser parte da família.
Você gostou do post de hoje? Então pode começar a colocar em prática tudo que foi ensinado nesse post e passar conhecer melhor os seus filhotes!
E ah! Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!