A gripe é uma infecção muito comum e de fácil contágio. Ela ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Embora os casos de gripes sejam mais frequentes no outono e inverno, a sua transmissão pode ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, é preciso se cuidar e se prevenir.
Anualmente, temos uma média de 3 a 5 milhões de casos de gripe no mundo. A maneira mais eficaz de evitar a gripe é por meio da vacinação, promovida em campanhas anualmente e hábitos para a sua prevenção.
Mesmo que estejamos vivendo tempos diferentes, existem algumas medidas que aprendemos nessa quarentena e podemos levar para a prevenção a gripes e resfriados por toda a vida.
Por falar em gripe e resfriado, você sabe a diferença entre eles?
A gripe, também chamada de Influenza, é uma infecção viral do sistema respiratório causada pelo vírus da Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ela é caracterizada principalmente por um quadro de sintomas que deixa a pessoa bastante debilitada, causando muito mal-estar.
Entre os sintomas da gripe, podemos citar:
Os sintomas da gripe costumam ser mais fortes e duradouros. É comum que a pessoa gripada apresente os sintomas por um período de 7 a 10 dias, em média.
O resfriado também também se trata de uma infecção respiratória de causa viral. A diferença do resfriado para a gripe é que ele pode ser causado por outros tipos de vírus, como o Rinovírus, mais frequente, e o Parainfluenza.
No geral, os sintomas do resfriado são bem similares aos da gripe, porém, se apresentam com menor intensidade. Dessa forma, a pessoa resfriada costuma apresentar:
Além de um quadro menos intenso na maior parte dos casos, a recuperação costuma ser mais rápida, cerca de 4 dias.
Para que o diagnóstico do paciente seja certeiro, podem ser realizados exames de sangue em busca do vírus Influenza, que ajudam a determinar o caminho de tratamento ideal para tratar o paciente.
Agora que você já sabe a diferença, a seguir estão algumas atitudes que devem ser adotadas para diminuir o risco de pegar o vírus da gripe. Vem com a gente!
O corpo não reage bem às mudanças bruscas de temperatura e por isso o ideal é fazer com que isso aconteça menos vezes. Se está muito calor lá fora e deseja ligar o ar-condicionado dentro de casa ou no trabalho, não deixe em uma temperatura tão baixa que seja preciso colocar um casaco. Opte por uma temperatura que seja mais confortável e garanta que o filtro do ar-condicionado é limpo, pelo menos 1 vez ao ano porque é ali que os micro-organismos se multiplicam e facilmente se espalham por toda a sala.
Os alimentos ricos em vitamina C fortalecem o sistema imune e ajudam a evitar a gripe e o resfriado. Também é importante ter uma alimentação saudável, consumindo menos alimentos gordurosos e mais alimentos cheios de vitaminas e minerais. Uma boa estratégia é comer 2 frutas por dia, todos os dias e sempre comer uma salada ou uma sopa antes do prato principal.
A vacina da gripe muda todos os anos, e apesar de ser mais indicada para crianças, idosos e pessoas que possuem algum problema cardíaco ou respiratório, qualquer pessoa pode tomar a vacina na farmácia, ficando mais protegido contra essa doença.
Apesar de ser especialmente indicado não permanecer no mesmo local fechado com uma pessoa que está com gripe ou resfriado, esse cuidado também vale para quem não tem ninguém por perto doente. Por isso em épocas de epidemia e quando o clima estiver mudando, evite ficar nesses locais.
Se você acabou se molhando na chuva e ficou com a roupa toda molhada ou mesmo úmida, é preciso trocar de roupa, Caso contrário será uma porta aberta para a gripe se instalar. Você também pode tomar um chá morno para aquecer a garganta, evitando assim a tosse.
Se o seu familiar ou colega de trabalho ou da escola está com gripe ou resfriado e não para de tossir e espirrar ao seu lado, uma boa estratégia é que ele use uma máscara para evitar espalhar o vírus pelo ar contaminando a todos. Se ele não colaborar e não usar a máscara, coloque-a você porque reduz um pouco as chances de o vírus entrar no sistema respiratório.
O chá de equinácea favorece a formação de glóbulos brancos que são as nossas células de defesa. É uma ótima solução para tomar em casos de gripe e resfriados, pois alivia os sintomas como tosse e coriza Você pode tomar esse chá diariamente ou se preferir, tome apenas nas mudanças de estação, no outono e principalmente no inverno.
Você gostou do post de hoje? Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!