Seu filho tem rinite? É sobre esse assunto que vamos abordar hoje!
A rinite infantil é uma das doenças que preocupam pais e responsáveis pelo comprometimento do bem-estar e saúde das crianças.Essa A é uma condição que acontece quando há uma inflamação especificamente nas mucosas nasais.
As mucosas têm como função, umedecer, aquecer e filtrar os componentes do ar que respiramos, impedindo que partículas grandes de pólen, pó e pelos, por exemplo, passem pelas vias respiratórias e cheguem até os pulmões.
A rinite, no entanto, quebra o funcionamento de todo esse mecanismo, qualquer que seja seu fator desencadeante, determinando sintomas incômodos e, o que é pior, aumentando a predisposição do indivíduo a outras doenças das vias respiratórias.
É após os dois anos de idade que a criança pode começar a apresentar os principais sintomas da rinite alérgica, sendo a maioria na faixa pré-escolar (2-4 anos), e escolar (5-10 anos), atingindo cerca de 26% das crianças. Em adolescentes, esse percentual vai a 30%, de acordo com os dados do ISSAAC (Internacional Study of Asthma and Allergies).
Coceira frequente no nariz e ou nos olhos, espirros seguidos, principalmente pela manhã e à noite, coriza frequente e obstrução nasal fazem parte dos sinais. Todos os sintomas devem ser valorizados pela sua reincidência e avaliados fora de períodos de resfriados, já que esses podem ser acompanhados por febre.
Quando as queixas respiratórias pioram após o contato com poeira ou objetos guardados, seu filho pode ter alergia aos ácaros.
Os ácaros são seres microscópicos que se alimentam de detritos da poeira e preferem ambientes com pouca luminosidade e elevada umidade.
Aquela poeira acinzentada que é visualizada nos estrados de colchões e cantos das casas é rica em ácaros.
Somente em um travesseiro já foram contados mais de 100 mil ácaros, e estima-se que em colchões este número suba para milhões.
Por isso a importância do uso das capas impermeáveis para colchões e travesseiros, entre outras medidas que citamos a seguir. E não resolve comprar colchões e travesseiros novos, pois em poucos meses já estarão cheios ácaros novamente.
• manter a casa arejada e ensolarada, evitar umidades ou vazamentos e não abusar dos umidificadores de ar;
• evitar carpetes, tapetes ou forrações, especialmente no quarto;
• evitar móveis estofados ou objetos que acumulem pó;
• manter bichos de pelúcia ensacados com plástico e não deixar objetos amontoados;
• retirar o pó com pano úmido, evitando vassouras ou espanadores;
• aspirar os colchões semanalmente;
• colocar capas impermeáveis no colchão e travesseiro e limpá-las com pano úmido toda semana. Lavá-las a cada dois ou três meses;
• lavar roupas de cama semanalmente com água quente (acima de 60oC);
• evitar cobertores de lã – preferir edredons e lavá-los com frequência;
• evitar cortinas pesadas, longas ou com muitas camadas de pano. Preferir persianas verticais de PVC (limpar com pano úmido semanalmente);
• animais de pelos – mantê-los fora de casa e principalmente fora do quarto.
O que você achou dessas dicas?
Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!