Se você é uma mamãe coruja, com certeza deve se lembrar das primeiras palavras do seu bebê! Mas, além das primeiras palavrinhas, a fase que marca o início das formações de frase é muito especial.
Dessa forma, hoje vamos dar dicas super legais, que vão ajudar no desenvolvimento da fala e irão estimular o uso das primeiras palavras!
Certamente, você já deve ter visto uma mãe narrando as situações para seu bebê. Por exemplo, quando o bebê está chorando e a mãe pega a chupeta, o mostra e pergunta: “você quer sua chupeta?”. Acredite, isso é ótimo para o desenvolvimento da fala!
Fazer associações entre o objeto e o seu nome, é uma forma interessante de mostrar novas palavras e o que ela significa. Assim, além da pronúncia seu filho saberá o que é cada objeto.
Portanto, narre a vontade todas as situações, fale as palavras e de imediato mostre o objeto correspondente a ela.
Não adianta querer ensinar palavras novas ao bebê se você tiver com o tempo contado. Do mesmo modo que não conseguimos entender quando alguém fala muito rápido e muito menos aprender as pressas, com o bebê não será diferente.
Separe um tempo e fale as palavras da sua forma original, mas com cuidado e um pouco mais de lentidão. Entendo que deve ser muito difícil, mas evite o ato de falar com voz infantil e diminuir as sílabas das palavras.
Os bebês naturalmente, já iniciam sua comunicação falando com as sílabas reduzidas, mas você não precisa fazer isso por eles.
E assim por diante, combinado?
Não é porque não devemos diminuir as sílabas, que vamos querer ensinar as palavras mais difíceis aos nossos babys.
Escolha músicas e desenhos infantis e deixe seu filho ouvir a vontade, além de fazer a associação com os objetos, os sons são bons para:
Dessa forma, escolha palavras curtas e de fácil entendimento. Lembre-se de repetir sempre, afinal, não adianta falar uma palavra hoje e nunca mais repetir. Certamente o seu pequeno não irá lembrar ao ser estimulado através dela.
Acima de tudo, divirta-se, não precisa de pressa pois as primeiras sílabas, como “mama” ou “papa” começam a surgir a partir do primeiro aninho.
Todas essas dicas são para ajudar no desenvolvimento da fala, mas jamais substitui a visita ao fonoaudiólogo. Caso exista algum retardo ou problema na fala, ele será o único indicado para diagnosticar!
Gostou do post de hoje? Deixa ai nos comentários que vamos amar interagir!
Se quiser mais conteúdo, clica aqui e confere as últimas do blog. E por fim, segue a gente no instagram e já garante aquela dica exclusiva para o look do dia.
Beijinhos 🙂