Você sabe qual a importância do papel do fonoaudiólogo no desenvolvimento infantil? Neste post vamos te explicar um pouquinho sobre o assunto! Vem com a gente!
Primeiro vamos falar dessa profissão que ajuda tanto crianças como adultos. Confira.
O fonoaudiólogo é um profissional focado em tudo que inclui aspectos da comunicação humana, como por exemplo, a linguagem oral e escrita, a fala, a voz e a audição, além dos movimentos relacionados à mastigação, deglutição e respiração.
Ele é responsável por promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação/reabilitação), monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos fonoaudiológicos.
É importante estar atento aos sinais de que algo está errado, pois quanto antes for a avaliação e intervenção da fono, mais eficiente e, na maioria das vezes, rápido de ser tratado.
Não existe idade mínima para se procurar um profissional da área, inclusive, é cada vez mais frequente a sua presença em berçários avaliando eventuais dificuldades em sugar e engolir nos recém- nascidos para poder orientar os pais da forma correta.
Abaixo, citamos 6 motivos mais comuns para buscar essa ajuda.
Teste da linguinha, da orelhinha, tratamentos em crianças com Síndrome de Down. Estas são algumas das contribuições da fonoaudiologia na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças durante o primeiro “Ciclo de Vida”.
O teste deve ser realizado nas primeiras 72h de vida até 30 dias no máximo. Será avaliado clinicamente o tamanho do frênulo, analisada a forma como mama e a pega no seio materno.
Caso seja verificado no teste da linguinha que existem alterações, o fonoaudiólogo e o pediatra podem indicar o início de tratamento adequado, e, de acordo com a alteração identificada, pode ser recomendada a realização de uma pequeno procedimento para liberar a membrana presa embaixo da língua.
O teste da orelhinha é fundamental identificar alterações auditiva do bebê, e, por isso, é um teste importante para o diagnóstico precoce de surdez, por exemplo. Além disso, esse teste permite identificar pequenas alterações auditivas e que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala.
Assim, por meio do teste da orelhinha, o fonoaudiólogo e o pediatra podem avaliar a capacidade auditiva do bebê e, caso seja necessário, indicar o início de tratamento específico.
A consulta com o fonoaudiólogo pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo do caso apresentado pelo paciente. Cabe ao profissional a realização da detecção, diagnóstico e, posteriormente, a condução do tratamento para resolução do quadro apresentado.
Esses exercícios de fonoaudiologia para crianças podem servir como complemento ao tratamento proposto pelo médico.
É uma atividade que busca melhorar a dicção da criança, além de ajudar o pequeno a adquirir mais vocabulário.Cante! Isso mesmo, cantar faz um bem danado ao desenvolvimento da comunicação da criança. Sabe aquelas músicas que ela aprende nos desenhos e filmes infantis e fica cantarolando por dias?Não reprima isso, aliás, estimule esse processo.
Além do fato de cantar ser um ótimo exercício de fonoaudiologia para crianças por ajudar a desenvolver a voz e a dicção, o ato de decorar as letras pode ser um poderoso método de aprendizagem, ajudando a criança a memorizar informações de maneira divertida.