Os hábitos são super fundamentais para deixar a vida dos pais mais organizada e além disso, contribuem no desenvolvimento e na construção do caráter infantil.
Dessa forma, as crianças se espelham nos adultos e os hábitos adquiridos na infância se estabelecerão para toda a vida.
Assim, criamos uma seleção de metas que farão diferença na vida familiar e pessoal de cada membro e consequentemente deixarão a família com hábitos mais saudáveis e adequados!
Da mesma forma que na virada do ano fazemos planos e estabelecemos sonhos, durante todo o ano podemos criar novas metas e hábitos e acima de tudo praticar!
Sendo assim, que tal colocar todos de casa para se esforçarem juntos e consequentemente garantir um 2019 mais feliz e saudável?
A agenda cheia de compromissos pode pesar no psicológico do filho e até mesmo afetar seu desenvolvimento cerebral.
Além disso, a vida corrida dos pais e as responsabilidades diárias podem exigir um esforço a mais do que nosso corpo pode suportar.
Devido a isso, os níveis de estresse familiar podem aumentar causando diversos problemas como:
Certamente, nenhuma família resiste a repetição continua desses maus hábitos, sendo assim, se esforcem para escolher métodos para relaxar e deixar o stress de lado!
Do mesmo modo que a rotina corrida causa estresse, pode nos levar a agir de modo robótico nas atividades diárias, como o horário do almoço, por exemplo.
Assim, o hábito de comer prestando atenção na refeição do momento, certamente irá ajudar a criança a estabelecer uma relação mais saudável com a comida, sem contar que é uma oportunidade e tanto de convívio.
Tente reunir todos sentados à mesa ao menos uma vez ao dia, provavelmente, vocês terão muitos assuntos para conversar.
Para isso, crie um ritual do sono, que envolva dormir no mesmo horário e realizar atividades relaxantes nas horas antes de deitar: ouvir música calma, contar histórias e por aí vai.
Você ficará mais disposto e as crianças manterão um ritmo melhor durante o dia e à noite.
As crianças brasileiras consomem mais de 70% da quantidade diária de açúcar só no lanche.
Elimine da dispensa o excesso dos alimentos:
E em contraste invista num cardápio colorido e balanceado, com mais frutas, fontes de carboidratos integrais e outros nutrientes.
Primeiro de tudo, comece eliminando os excessos e não abolindo o alimento de uma vez por todas.
Pois, provavelmente, a restrição causará comportamentos de tristeza e estresse!
Certamente, se você imaginou algo trabalhoso ou que exige muito esforço, está enganado.
Primeiro de tudo, vale saber que hábitos novos são ações que você e sua família não estão acostumadas a fazer.
Vale andar pelo bairro, buscar passeios perto da sua cidade e gratuitos ou até mesmo dentro de casa testar uma receita nova, por exemplo.
Acima de tudo, o importante é fugir da rotina!
Considere dar experiências como presente ao invés de novos brinquedos, diga mais “não” e incentive trocas entre os amiguinhos.
Do mesmo modo que a falta de hábitos traz prejuízos, os processos de repetição como sempre presentear com algo físico pode causar consumismo.
Ao invés do presente que tal uma ida ao parque de diversões, fazer um piquenique ou acampar?
Troque as longas horas em frente à televisão ou celular por livros e por pelo menos alguns minutos diários de brincadeira em família.
Da mesma forma que aquele programa pode causar relaxamento, encontre alguma atividade de família que vai deixar todos felizes.
Nem todo mundo é igual, ainda bem! A dica é conviver com pessoas diferentes e conversar sobre respeito e tolerância com os pequenos desde o berço.
Do mesmo modo que temos filhos com características e personalidades diferentes, o mundo está cheio de pessoas com diferenças físicas, nos hábitos, gostos e muito mais!
É normal querer compensar o filho pelo tempo que você precisa passar fora de casa ou mesmo premiá-lo por um bom comportamento.
Mas há limites e isso nem sempre significa comprar presentes. Assim, as recompensas devem ser pontuais e mais simbólicas que materiais.
Primeiro de tudo, é importante ressaltar que toda família se beneficia desse contato.
O verde ajuda a acalmar e lidar com o estresse cotidiano, como resultado disso, ainda colabora para desenvolver os sentidos e a criatividade dos pequenos.
Finalmente, conseguimos listar todos os hábitos que farão diferença para esse ano de 2019.
Sendo assim, não se preocupe apenas com a quantidade, comece aplicando aos poucos esses hábitos na vida da sua família.
Certamente, com o passar do tempo muitos deles se tornaram comuns, ou seja, vocês conseguirão fazer sem sacrifício.
Acima de tudo, analise quais desses hábitos farão bem a sua família, qual se encaixou perfeitamente e qual não combinou bem com o estilo de vida do momento.
Além disso, todos esses hábitos podem ser moldados para cada rotina e fase.
O mais importante é não complicar, vivam com leveza e prezem pelos momentos que fortaleceram os laços familiares.
Outro fator que não pode ser deixado de lado é o diálogo, converse ainda mais e ouça o que sua família está tentando te dizer. Que tal incluir nos hábitos, um momento só para conversar sobre sentimentos?
Aqui no nosso blog já temos várias outras postagens que talvez farão a diferença nos hábitos da sua família.
Acessa nosso instagram e confere publicações que vão inspirar nos looks e também vão informar quando tiver assunto novo aqui no blog!
Parece que agora chegou a hora de você contar se gostou do nosso assunto de hoje e quais hábitos você já pratica ou vai tentar praticar. 🙌
Deixa nos comentários, temas que você gostaria que a gente falasse nos próximos posts, afinal estamos sempre conectadas a vocês! ✨
Beijos e até mais 😘