Gastrite Nervosa na Adolescência não é uma doença só de adultos! Embora ela seja mais frequente em adultos, cada vez mais vem atingindo crianças e adolescentes. Levando em conta os hábitos alimentares da juventude que favorecem o aparecimento da inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago, caracterizando essa enfermidade.
Antecedentes familiares aumentam as chances de desenvolver gastrite. A sobrecarga de atividades e a cobrança que a vida moderna impõe aos pequenos também podem ser danosas.
Os principais sintomas de gastrite incluem:
O seu diagnóstico pode ser realizado baseado nas queixas do paciente e no exame físico. Na suspeita de complicações, ou na persistência dos sintomas mesmo após tratamento adequado, a endoscopia digestiva alta é indicada. Se não tratada, a gastrite pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. O tratamento irá variar conforme a causa.
A Gastrite Nervosa aguda é causada principalmente pela presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago, que pode causar os seguintes sintomas:
Além disso, é comum a sensação de queimação no estômago.
A gastrite nervosa atinge principalmente as mulheres e surge em situações de irritabilidade, medo e ansiedade. Os seus sintomas são semelhantes aos da gastrite clássica, sendo caracterizada por:
Os sintomas da gastrite nervosa podem surgir a qualquer momento, sendo mais intensos nos períodos de estresse ou ansiedade.
A gastrite crônica é caracterizada por uma duração prolongada dos sintomas de gastrite, com aumento progressivo da inflamação da parede do estômago. Na fase inicial, ela é chamada de gastrite superficial ou leve, quando apenas a parte mais externa da parede do estômago é atingida, enquanto que a fase final é denominada de atrofia gástrica, em que a parede do estômago está quase que completamento destruída, podendo evoluir para o câncer.
Os principais sintomas da gastrite crônica são:
Além disso, devido ao dano à parede do estômago, pode ainda haver a formação de úlceras, que podem ser bastante dolorosas.
A gastrite enantematosa é quando há inflamação em uma camada mais profunda da parede do estômago, podendo surgir devido a infecção por bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou uso frequente de medicamentos como aspirinas ou anti-inflamatórios.
Os principais sintomas da gastrite enantematosa são semelhantes aos dos outros tipos de gastrite, como:
A gastrite eosinofílica é caracterizada por um aumento de células imunes no estômago, causando inflamação e sintomas como azia, náuseas e vômitos, sendo mais comum em pessoas com histórico de alergias.
O estresse é uma das causas mais comuns de gastrite e de outros desconfortos gástricos. Em alguns momentos intensos da vida, o estômago pode produzir mais ácido clorídrico e menos muco protetor da mucosa do estômago e isso pode levar a uma irritação e inflamação do estômago, originando a gastrite.
O consumo de alimentos contaminados pela bactéria Helicobacter pylori é uma causa comum de gastrite e, muitas vezes, a pessoa permanece sem sintomas por muitos anos. A bactéria permanece na superfície dos alimentos crus e, ao serem ingeridos, colonizam o estômago, causando uma infecção.
A necessidade de tomar alguns medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não esteroides (AINES), pode causar gastrite, sendo uma causa é muito comum de gastrite em pessoas mais velhas.
Dentre tantos sentimentos embaralhados e potencializados na adolescência, a ansiedade pode ser um dos que ampliam as chances de gastrite.
Com expectativas constantes, muitas vezes frustradas, os adolescentes tendem a ter sentimentos derradeiros que acabam deixando-os tensos e nervosos, muitas vezes perdendo a fome ou comendo demais.
A doença de Crohn, que corresponde à inflamação do sistema digestório, também pode levar à gastrite, além de sintomas característicos como presença de úlceras, diarreia e presença de sangue nas fezes.
Adotando hábitos de vida e rotina mais adequados, pode-se evitar gastrite e as doenças do estômago, em geral. Ao menor sintoma, procure um médico. Não se automedique.
Você gostou do post de hoje? Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!
1 Comentário
You choose peace or war?