Já falamos aqui no nosso blog sobre algumas qualidades de criança de sucesso.
De fato, todos os pais desejam que seus filhos cresçam saudáveis e tenha um futuro promissor, não é mesmo? Mas, apesar das suas boas intenções, é normal que ocorram alguns erros durante essa educação.
Muitos desses erros podem interferir e impedir que a criança se desenvolva na fase adulta. E essa atenção é preciso ter desde do início da sua criação para que haja o incentivo certo desde cedo.
Mas, como é errando que se aprende…
Fique atento porque logo abaixo falaremos de alguns erros cometidos pelos pais, para você, nosso querido leitor não cometer os mesmo erros, ou até mesmo corrigi-los.
Pais que protegem demais seu filho atrasa seu desenvolvimento, pois fará com que ele sinta medo do mundo. É preciso quebrar essa ideia de que os filhos precisam dos pais o tempo inteiro, e permitir com que eles corram riscos e saiba lidar com suas emoções para já criar sua autonomia e não venha ter problemas de socialização futuros.
Seu filho observa o tempo inteiro seu comportamento.
Quem nunca ouviu, ou até mesmo falou aquele famoso ditado ”Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”?
De longe, podemos encontrar logo onde está o erro. Se você não quer que seu filho reproduza um mau comportamento, não o faça.
Você, pai e mãe, sempre será uma influencia direta para o seu filho. Fique atento nas suas atitudes pois o seu filho estará prontamente lhe observando.
É certo que nenhum pai deseja que seu filho fracasse em algo. Por isso, muitos deles os desencorajam ao querer tentar algo novo, por medo que a criança falhe e gere um problema.
Mas, o problema está realmente aí. É preciso que ensina-las que errar também faz parte da vida, e aprender a lidar quando esses momentos chegam, é importante para que ele alcance o esperado sucesso.
Você pode estar se perguntando se elogio não algo importante nas relações. E sim, é importantíssimo! A diferença está no motivo pelo qual você está o elogiando.
Elogios demais impedem que seu filho seja bem sucedido, porque não o incentivará a se empenhar mais e mais nas suas atividades. Por exemplo: Uma criança mais velha se vestir sozinha, é uma tarefa simples que ela precisa executar, mas se agora ela teve um bom desempenho numa matéria que ela tinha dificuldade, a elogie para o incentivar.
O excesso de exigência pela parte dos pais, criam traumas e faz com a criança se sinta o tempo inteiro insegura por medo de não atingir as expectativas que os pais tem por elas.
E com essa frustração, logo ele terá um bloqueio para realizar as tarefas . Desenvolvendo até mesmo uma baixa autoestima.
Caso aconteça uma situação que precisa ser resolvida, permita que seu filho tente resolver antes de você tomar a frente da situação.
Se a criança cria um hábito de tudo transferir para seus pais, ela nunca vai aprender a ser independente. Coisa que a vida exigirá a ela.
Mas, e você? Tem agido da maneira correta, ou identificou que pratica algum desses erros? Fala aqui pra gente 🙂
Outra coisa importante, não deixe de conferir nosso instagram e facebook para ficar por dentro sobre mais publicações que vão te inspirar nos looks e lhe informar quando tiver assunto novo aqui no blog!
Beijosss