1. Faça uma avaliação do seu dia a dia
A primeira coisa é pensar na sua disponibilidade de tempo. Colocar em pauta os seus afazeres do dia e planejar por cima desse tempo estabelecidos.
Ter em mente todas as atividades que você desempenha ao longo da semana vai ser útil na hora de estruturar o seu horário de estudos. Crie um calendário semanal e inclua nele as suas obrigações. Assim, você vai poder organizar melhor o seu cronograma de estudos.
2. Ambiente de estudo
Depois de ter ciência sobre o seu cotidiano e antes de criar um calendário de estudos, o indicado é estabelecer um local adequado para se dedicar a essa atividade com plenitude.
- Use uma boa cadeira para estudar;
- Tenha um suporte de livros;
- Escolha um lugar adequado;
- Organize a sua mesa de estudo;
- Utiliza uma iluminação adequada no ambiente de estudo;
- Organize corretamente os materiais impressos.
O espaço deve ter como principais características:
- ser o mais silencioso possível;
- ter uma escrivaninha que proporcione conforto;
- não oferecer distrações;
- ter conexão com a internet (mas nada de redes sociais, ok?);
- ter todos os materiais necessários;
- ser bem iluminado e arejado.
Em caso de você morar em um ambiente muito movimentado, a nossa sugestão é optar pela biblioteca pública da sua cidade ou a da sua escola.
Ou então, tente conversar com as pessoas que moram com você e explicar como um ambiente mais calmo é importante para que seu objetivo seja alcançado!
3. Monte um cronograma para as disciplinas
Para fazer um cronograma de estudos é necessário anotar todas as disciplinas e tarefas que entrarão no plano. Lembre-se de não esquecer de incluir os momentos de descanso (que pode ser um dia do final de semana).
É recomendado variar os conteúdos que vão auxiliar os seus estudos. Por exemplo, se em um dia você se dedicou à leitura, em outro pode fazer exercícios ou assistir a um vídeo que contemple o tema.
4. Mantenha horários fixos
O ideal é manter horários fixos para cada uma das atividades do seu cronograma, de modo que o seu cérebro se acostume a realizá-las.
Ou seja, você vai ter mais motivação e vai procrastinar cada vez menos na hora de estudar.
5. Tenha ao alcance todos os materiais necessários
Para não ter que ficar levantando toda hora para buscar algo diferente, deixe ao seu alcance todos os materiais que serão necessários.
- 1 Caneta azul ou preta para grifar, anotar e escrever.
- Livro ou apostila. …
- Bloco de anotações ou caderno.
- Garrafa de água ou copo. ( …
- Computador ou smartphone somente quando você tiver uma vídeo aula para assistir ou uma apostila em PDF para estudar.
6. Evite distrações
Nós mencionamos que ter conexão à internet é uma das características de um bom ambiente de estudos. Por outro lado, isso não quer dizer que você pode ficar acessando as redes sociais e o WhatsApp o tempo todo.
1- Não estude quando estiver cansado!
2- Livre-se de todas as suas distrações.
3- Foque para realizar de duas a cinco tarefas por dia.
4- Faça intervalos durante o estudo.
5- Mantenha seu objetivo em mente.
6- Faça uma meditação antes de estudar.
7. Cuide do corpo
Ter uma alimentação saudável e equilibrada auxilia a fornecer energia necessária para enfrentar as longas horas de estudos. Os exercícios físicos e os bons hábitos de alimentação serão fundamentais para ter energia no estudo e no exame.
8. Faça pausas
Se for de 10 minutos, descanse os 10 minutos. Caso o intervalo fique excedido, aumente o tempo de estudo para compensar.
9. Invista em diferentes métodos de estudo
Na técnica conhecida como Pomodoro, por exemplo, o estudante se dedica a uma atividade por 25 minutos e pausa por 5. Após essa ação se repetir quatro vezes, a pausa deve ser um pouco maior, por cerca de 30 minutos.
Dessa forma, você vai observar o quanto rende em determinado período e vai fazer uma gestão melhor do seu tempo.