A alimentação é um assunto que preocupa os pais desde os primeiros dias de vida da criança, e cada uma dessa fase, exige mudanças conforme o seu crescimento.
Alguns rituais marcam essas passagens, por exemplo, a retirada da mamadeira.
Esse é um assunto que traz um grande questionamento. Se perguntar quando e como fazer isso, é bem mais comum do que se pode imaginar. É um processo que precisa de todo um jogo de cintura para que isso seja feito da maneira menos traumática para criança.
E é possível, sim, se organizar para isso acontecer, por isso, ajudaremos você nessa missão em 5 passos.
Antes de tudo, precisamos falar em qual idade é necessário que isso aconteça. Afinal, a mamadeira é um forte simbolismo da amamentação e é preciso encara-la com responsabilidade.
Portanto, é indicado que a retirada da mamadeira ocorra entre 1 ano e meio a 3 anos de idade. Passado desse período, a dentição e a fala do pequeno pode ser comprometida pelo seu uso.
Essa é uma mudança que não ocorre em mediato. Fazer isso aos poucos, torna esse processo muito mais fácil.
É recomendado que essa retirada comece em alguns momentos durante o dia, para que depois possa ocorrer pela noite. Também é recomendado tirar o hábito de dar a mamadeira durante a madrugada, para assim, a criança possa seguir sua noite de sono sem interrupções. Será bom tanto para a criança quanto para os pais.
Ser criativo nessas horas, aproveitando datas comemorativas é um truque que faz bastante efeito.
Contar histórias incentivando a criança a dar a mamadeira, por exemplo, para o papai noel, coelhinho da páscoa, pode ser a chave para o início do desapego.
Com todos sentados à mesa, fazer refeições com a família, e com cada um com seus respectivos copos e talhares, passará a imagem onde todos presentes ali são crescidos, e incentivará a criança a querer fazer parte do grupo. Criar um bom ambiente sempre surtirá um efeito positivo em qualquer situação.
Introduza um copo chamativo na rotina que possa chamar atenção da criança. Uma opção é leva-la para poder escolher um de sua preferência
Fazer a troca entre a mamadeira e um copo de um personagem favorito, pode se tornar até uma tarefa divertida nessas horas.
A importância do diálogo é fundamental em qualquer relação. Na hora de tirar a mamadeira, explique a criança o motivo pelo qual ele não precisa usar mais a mamadeira.
Mostre que ele está crescendo e que agora poderá fazer essa troca por outros meios. E que isso é um motivo de comemoração.
Por fim, é provável que ele sentirá falta uma hora e voltará atrás do combinado. Mas seja firme, e não volte atrás.
Seja paciente e tente voltar o foco dele para outros assuntos. Logo, logo ele se acostumará com a ideia.
Mas, e você? tem alguma dica que queira compartilhar com a gente? Não esqueça de deixar o seu comentário!
E não deixe de conferir nosso instagram e facebook para ficar por dentro sobre mais publicações que vão te inspirar nos looks e lhe informar quando tiver assunto novo aqui no blog!