Hoje, dia 31 de outubro, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente.
A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.
Mas você como essa data surgiu?
A gente te explica!
O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.
Os celtas celebravam o festival que tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.
Nesse dia, acreditava-se que os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.
Os seus símbolos variam conforme a cultura e a tradição de cada país, mas seus objetos permanecem os mesmos em várias partes do mundo.
Você sabe quais são eles?
A crença em monstros durante o Halloween foi introduzida na festa como influência do folclore irlandês. No Samhain, os celtas acreditavam que espíritos malignos poderiam aproveitar-se da passagem dos mortos pela terra para fazer mal aos humanos.
O uso de fantasias tem relação direta com uma prática celta. Em suas vilas era costume ir de casa em casa pedir uma contribuição para realizar a festa. Como os celtas acreditavam que espíritos maus estavam vagando pela terra, eles usavam máscaras para não serem reconhecidos por eles.
O uso de abóboras durante o Halloween passou a acontecer nos Estados Unidos, mas inspirou-se em uma tradição irlandesa. Os irlandeses esculpiam um tipo de nabo com expressões macabras para afastar os maus espíritos, conforme os celtas praticavam o Samhain. Quando aqueles se mudaram para os EUA, a grande disponibilidade de abóbora fez com que esse fruto fosse utilizado em vez de nabo.
As fogueiras e lanternas eram formas de conduzir os mortos a seu destino final e afastar os maus espíritos.
Agora que você já conhece seus símbolos, veja a seguir as principais fantasias usadas nesta data.
As festas de Halloween ganharam fama não só entre os adultos, mas também entre as crianças. Afinal, essa data acaba sendo mais divertida do que assustadora.
Aproveite esse momento para soltar a animação e curtir com sua família!
Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!