Já estamos dando adeus ao mês de Julho, mas não ao inverno! Agosto é um mês que o friozinho também está presente, e com ele, é bem comum a propagação de resfriados.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como você pode ajudar a melhorar a imunidades dos pequenos. Vamos lá?
A alimentação dos pequenos faz toda diferença quando o assunto é reforçar o sistema imunológico. É importante que a alimentação seja mais natural, reduzindo o consumo de enlatados, gordura e açúcar e aumenta o consumo de frutas cítricas, legumes verde-escuro e ricos em zinco, ajuda a fortalecer a imunidade.
Brincar ao ar livre não é uma novidade que traz bastante benefícios para o desenvolvimento infantil. Para a reforçar a imunidade dos pequenos, seja para a realização de atividades físicas ou para a simples exposição ao sol nos horários adequados – até as 10h e depois das 16h –, fomenta a produção de vitamina D, que é responsável para o fortalecimento da imunidade da criança.
Já que falamos de alimentação, você sabe o que oferecer para a criançada durante o inverno?
Abaixo listamos alguns alimentos que você pode inserir nas refeições dos pequenos e ajudar a turbinar sua saúde.
Espinafre, couve-manteiga, alface, agrião, brócolis e rúcula são ricos em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do nosso corpo. Além disso, essas verduras conservam as células de defesa do intestino, principal canal de agentes patogênicos em crianças.
Frutas ricas em vitamina C como a laranja, acerola, kiwi, limão, goiaba, tangerina, mexerica, maracujá, caju, limão, mamão e morango podem ser adicionadas na alimentação por meio de sucos, vitaminas com leite, carnes, no caso do limão e da laranja, e até mesmo na salada.
Tanto as sementes oleaginosas como castanha-do-pará, de caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia, quanto as leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja, são ricas em zinco e selênio e tem um importante papel na defesa do organismo. Esses grãos também possuem grande quantidade de vitamina E, um composto que atua como antioxidante e favorece o desenvolvimento do sistema imunitário.
Rico em vitamina C e B6, o gengibre tem ação bactericida e também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. O alimento também é um excelente termogênico capaz de diminuir inflamações da garganta, típicas de gripes e resfriados.
Leite e seus derivados, fígado bovino e gema de ovo também contribuem para a manutenção do sistema imunológico. O mel não é indicado para crianças menores de dois anos, pois pode ter a bactéria patogênica clostridium botulinum, causadora do botulismo.
Rico em microorganismos vivos, o kefir de leite melhora no balanço microbiano intestinal e pode ajudar a aumentar a imunidade, tanto de adultos, quanto de crianças.
Você gostou do post de hoje? Então pode começar a colocar em prática e se atentar aos métodos de melhorar a imunidade do seu pequeno
E ah! Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!