Em um momento de raiva, quem nunca deixou escapar um palavrão? Apesarque para você aquela situação seja totalmente conivente para isso, esse é um hábito ruim e que pode prejudicar na educação do seu filho.
Não é de hoje que sabemos que os pais servem de exemplo para os filhos, e que para eles, principalmente nos seus primeiros anos de vida, repetir tais comportamentos é rotina.
Até os 8 anos de idade, esses palavrões não existem um significado para as crianças, elas apenas reproduzem o que foi ouvido. Então, certamente ela não terá discernimento sobre o quão errado é aquela atitude.
Por isso, caso você não tenha se controlado e soltado aquele palavrãozinho e seu filho repetiu, explique a ele o significado daquela palavra – no nível de entendimento da idade que ele tem – e explique que aquela atitude não é correta.
Faça com o que o seu filho nomeie o que ele está sentindo naquele momento. Converse explicando as consequências que aquele ato pode gerar, tanto para ele como para outras pessoas. Diga o olhando nos olhos que falar palavrão não é certo e que pode magoar outras pessoas.
Assim que você se exaltar e viu que soltou um palavrão, se dirija até ele e o peça desculpa. Explique que por mais que você tenha feito isso, não é algo bom. E fique atento para não repetir novamente.
Por mais leve que seja o que seu filho disser comparado aos outros palavrões, sempre seja firme. Relevar algumas coisas que ao seu ver é ”’coisa de criança” pode o estimular a continuar fazendo errado até que você perca completamente o controle.
Ajude ao seu filho expressar suas emoções de uma maneira diferente. Troque os palavrões por outras palavras, o ajude até inventar palavras novas, fazendo com que seja até divertido.
É imprescindível ficar atento o que a criança está vendo na internet. Esse comportamento pode está sendo reproduzido de algo que ele anda vendo nas redes sociais. O observe e tenha uma conversa sincera com ele.
E principalmente, seja exemplo! O autopoliciamento ajudará ao seu filho ter um educação positiva 🙂
Você já teve que lidar com algo do tipo? Conta aqui pra gente!
E ah, não deixe de conferir também nosso instagram e facebook para conferir ainda mais publicações que vão te inspirar nos looks e lhe informar quando tiver assunto novo aqui no blog!
Beijos, até o próximo post.