A maternidade traz diversos desafio, e é preciso ter uma dedicar maior parte do seu tempo quando se tem um filho. Mas você precisa lembrar de uma coisa. Do Auto cuidado – Mãe, você também precisa cuidar de você.
Pensar em você, não é negligenciar a maternidade. Afinal, você precisa estar para os outros aspectos da sua vida correr bem!
A criança não precisa de uma mãe impecável, mas sim de uma mãe real, que cuida, acolhe e ama, mas também que se ama, se cuida, se coloca em primeiro lugar algumas vezes e tem prazer ao fazer isso.
Pensando nisso, nesse post trazemos algumas dicas de como você pode fazer investir em você, mesmo com toda a rotina de ser mãe. Vamos lá?
Dicas simples que podem ser inseridas na rotina para que mães não se esqueçam de que o amor próprio.
Nem que seja por apenas alguns minutos de caminhada, ou até mesmo ioga dentro de casa, exercícios de alongamento ao acordar, coisas simples que você pode inserir na sua rotina.
Ele traz bastante benefícios na saúde do corpo e da mente. Se a dificuldade é manter uma rotina de exercícios constante, comece aos poucos e vá aumentando o ritmo ao longo das semanas.
Mesmo que seja por cinco minutos, uma rápida meditação pode ajudá-lo a se sentir rejuvenescido e até mesmo controlar a ansiedade e estresse do dia. A meditação guiada pode ser uma boa opção para quem ainda não experimentou essa prática maravilhosa que também contribui ora saúde do física e metal. Existem diversos aplicativos e sites e que podem orientá-lo nas etapas iniciais. Um exercício eficiente é o da respiração profunda.
Esse essa dica é muito legal para você relembrar e anote os momentos agradáveis do seu dia. Seja o sabor do café, um acontecimento engraçado, um filme bacana ou a leitura de um bom livro. Quando escrevemos, revivemos aquele momento e isso ajuda a cultivar o otimismo mesmo em dias tão sombrios como os que estamos vivendo.
Se possível, organize a agenda com as crianças e tire um dia para cuidar de você, fazendo uma espécie de ‘SPA em casa’: tome um banho longo e relaxante, faça um skincare, hidrate o cabelo, coloque uma roupa que você gosta muito, faça uma maquiagem babado, peça uma comida gostosa, e assista aquela serie que você nunca mais parou pra ver. Dessa forma, você aprende a se conectar ainda mais com seu eu interior.
A proposta, aqui, é listar aquelas atividades simples, hobbies e hábitos que você deseja tornar realidade pensando no seu bem-estar, mas vive reclamando que não consegue fazê-los por falta de tempo.
Você não precisa riscar todos os itens da lista de uma só vez, muito menos começar tudo agora: vá aos poucos, defina prioridades e coloque em prática, por exemplo, uma meta por quinzena ou mês.
Também desista de seguir a lógica perversa desse tipo de mídia e de acreditar em falsos ideais. Comparar-se com a mãe influencer digital ou celebridade fazendo uma série de atividades prazerosas em família e que ainda tem tempo para cuidar do corpo e fazer receitas de comidinhas saudáveis é um privilegio que nem todas possuem. Não se compare, sua realidade é totalmente diferente.
É preciso derrubar a ideia de que fazer terapia é algo recomendado apenas para quem enfrenta graves questões psicológicas. Com um paciente disposto a olhar para a própria
para a própria saúde mental com mais gentileza.
E quando ministrada por um bom profissional, a terapia é realmente benéfica, principalmente a longo prazo.
Seguindo essas dicas, você consegue relaxar um pouco mais e parar de se cobrar tanto. Uma mãe com a mente saudável consegue lidar melhor com os desafios da maternidade sem perder a sua essência.
Mãe, você também é importante, pense nisso. Coloque hoje mesmo em prática e seja feliz.
Você gostou do post de hoje? Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!