Adolescência é uma fase de grande transição, para a nossa criança. Onde não são aceitos comportamentos infantis e muito menos adultos.
E é ai que eles se sentem perdidos! E um sintoma muito comum dessa fase é a irritabilidade excessiva da criança.
O adolescente e a criança passa por várias questões que na sua visão são de extrema importância e devem ser respeitadas.
Competições na escola, necessidade de aceitação, autoconhecimento, autodescoberta, são apenas pequenos fatores desse grande mundo!
A irritabilidade já é apresentada naturalmente pelos hormônios da adolescência e suas mudanças, pioram ainda mais, quando perante a “todos os problemas” ele se sente incompreendido e isolado.
Essa irritabilidade deve ser controlada e ouvida, pois pode desencadear problemas como a depressão, muito comum em criança e adolescente.
Que tal separar um dia, apenas para programas em família e destinar toda a atenção para os pensamentos do seu filho? Sem julgamentos! O momento agora de ouvir os pequenos e entender como ele encara essa fase tão complexa da adolescência
Dessa forma, os sentimentos podem ser ouvidos, interpretados e organizados!
A sensação de compreensão vinda, principalmente, da parte dos pais deixa o adolescente mais segura nas inúmeras decisões da vida!
O medo dos pais, nessa fase é muito comum. Por isso, as doses de autoridade devem ser medidas!
Compreendemos e concordamos que devem ser criados limites. Mas deixar um espaço aberto para se falar sobre assuntos variados típicos da época adolescente, é fundamental.
Porém, caso essa irritabilidade traga outros comportamentos agressivos ou excessivos, a ajuda do profissional de saúde é essencial!
E nesses casos o psicólogo será um grande aliado nessa fase, seja ela infância, pre-adolescencia ou adolescência!
Agora que já aprendemos um pouco desse assunto tão importante, que tal a gente relaxar?
Venha conhecer a Loja Pirilampo Kids e Teens, só aqui você encontra beleza, estilo e preço baixo reunidos em um só lugar! Porém, se tiver afim de mais conteúdos acessa nosso blog.