A construção da identidade de um ser humano, é considerada a tarefa mais importante da adolescência. É o primeiro passo para a transformação do adolescente em um adulto maduro.
A construção da identidade é um processo de auto descoberta e formulação do “Quem eu sou”, algo que acontece ao longo de toda vida, mas que se intensifica na fase da adolescência com a ocorrência da crise de identidade.
Construir uma identidade, se baseia em definir quem a pessoa é, o que ela gosta, quais são seus valores e quais os rumos que deseja seguir pela vida. É uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está comprometido.
O adolescente, a partir dessas transformações internas, ele começa a buscar sua identidade como forma de segurança e estima pessoal.
Em relação aos grupos sociais, o externo, o adolescente se direciona a a sua identificação em massa com outros adolescente, a fim de se ver, ou se espelhar nesses grupos.
Nessa fase, o aparelho psíquico é fundamental para a consolidação da personalidade e consequentemente da identidade.
A adolescência é uma das fases onde se é inserido a cultura e a inclusão social, e a internet é um dos meios que chega ao adolescente a socialização destas culturas de forma abrangente, rápido, e direta.
Quando ele é inserido nessa cultura repleta de tecnologias diversificadas, tende a ser modificado por elas, na sua forma de pensar, de agir e até mesmo de sentir.
Apesar de ser uma ferramenta de muito utilidade, a internet deve ser usada de forma cuidadosa, principalmente, que se refere à criança e o adolescente. Portanto, a família deve sempre estar atenta e acompanhar de pertinho essa fase do seu filho.
Os pais têm o dever de educar e criar seus filhos na base da atenção necessária para formar a sua personalidade. Os filhos, muitas vezes, seguem os exemplos dos pais como um verdadeiro espelho. Tornando assim, o ambiente familiar uma grande influência na formação da identidade de cada ser.
Portanto, os valores e os ensinamentos são adquiridos no meio em que o adolescente está inserido.
Sendo assim, a família passa a ser um fator que determina o desenvolvimento do indivíduo e exerce sobre ele uma forte influência, desde a infância até a vida adulta, e é responsável pelos primeiros contatos afetuosos. É na família que se encontra todo o referencial de costumes, crenças e valores e em que a criança inicia sua jornada de vida e evolui de um estado de intensa dependência para uma condição de autonomia pessoal.
Na adolescência, os pais passam a ser vistos de maneira diferente; o adolescente passa a questionar as normas dentro de sua casa, tenta escolher o seu próprio caminho, estabelece vínculos com pessoas que não são da família, e não aceita o que os pais julgam ser o melhor para ele.
Resistir às infinitas contestações e oposições do filho, sem se sentir constantemente atacado não é uma tarefa tão fácil assim, mas se manter paciente é fundamental nesses momentos. Pois o adolescente está procurando se distinguir por diferentes meios: crises de rebeldia, invenção de um novo linguajar, roupas extravagantes, etc.
Para Marcel Rufo, grande psiquiatra infantil, os pais precisam aceitar a ideia que os filhos não lhe pertencem. “Estes são apenas suportes, rampas de lançamento para ajudá-los a alçar voo, afirma. E reforça: “a oposição, a contestação, a provocação, a rebelião não são provas de desamor, mas sinais de evolução e de maturação. Quando não os escutamos ou procuramos fazê-los calar, o drama começa. ”
Só é preciso encontrar caminhos menos dolorosos e mais pacíficos para esta fase, que, como todas as outras, vai passar. O que fica é o amor e a relação construídos ao longo de toda a jornada familiar.
Filhos precisam de espaço para terem novas experiências e arcarem com as consequências. mas os adultos também devem ficar de prontidão para agir quando necessário.
Você gostou do post de hoje?
E ah! Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!