No dia 18 de setembro é comemorado o aniversário da nossa princesinha do sertão, nossa amada Feira de Santana!
Localizada a cerca de 100 km de Salvador, Feira de Santana é a maior cidade do interior da Bahia, com cerca de 619 mil habitantes.
Feira é uma cidade bastante conhecida pelo seu comercio, feiras livres, e tradição. Além disso, é uma cidade que possui algumas curiosidades.
Será que você conhece? Veja a seguir!
Ao se tornar cidade, em 1873, o município foi batizado de Cidade Comercial de Feira de Santana. Em 1938, a denominação foi simplificada para Feira de Santana. Em visita à cidade, em 1919, Rui Barbosa a chamou de ‘Princesa do Sertão’. A homenagem veio pela posição geográfica privilegiada da região.
A construção, localizada às margens da Avenida Presidente Dutra e projetada pelo arquiteto Amélio Amorim, é datada de 1970 e por muito tempo funcionou como a ‘Boate Jerimum’. Na época, também funcionava no local um restaurante regional. Abandonada desde a década de 1990, a construção atrai os olhares mais curiosos dos visitantes de Feira de Santana.
A feira se tornou atração e é considerada um dos lugares mais populares do município baiano. Composta por diversas diversas lojas, que oferecem desde produtos eletrônicos até objetos para automóveis, funciona também aos domingos e feriados. A Feiraguai está localizado no Centro da cidade, na Praça Presidente Médici.
A cidade de Feira de Santana possui dois times de futebol: Fluminense de Feira Futebol Clube e AD Bahia de Feira. O Fluminense de Feira foi criado, em 1941, por feirenses que eram torcedores do Fluminense do Rio de janeiro. Datado de 1937, o AD Bahia de Feira passou a ser um dos times mais tradicionais do interior nordestino. Em 2013, o time anunciou a parceria com o Esporte Clube Vitória. A partir disso, o clube passou a se chamar Esporte Clube Feira de Santana. No entanto, a CBF não permitiu a mudança e o time continuou como Bahia de Feira.
Zelando pela segurança do presidente norte-americano Donald Trump, durante a cerimônia de posse, estava o fuzileiro naval Alex Barros. Natural de Feira de Santana, o militar foi morar nos EUA aos 16 anos e se tornou fuzileiro aos 21 anos.
Em 1995, Feira de Santana ganhou destaque na mídia graças a um suposto ovni que apareceu na cidade. Na época, contava-se que um fazendeiro, conhecido como Beto Lima, estava caçando em sua propriedade quando encontrou um objeto dentro de uma lagoa. O relato do fazendeiro foi encaminhado, por meio de carta, aos pesquisadores Alberto Romero, do Grupo de Pesquisas Aeroespaciais Zênite (G-PAZ), e Emanuel Paranhos, da Sociedade de Estudos Ufológicos de Lauro Freitas (SEULF), localizados na Bahia. Emissoras de televisão também foram avisadas sobre o “mistério”. Acredita-se que Beto resgatou duas criaturas e o ovni. A história passou por investigação e, em 1998, foi suspensa. Após isso, novos relatos sobre o caso foram surgindo e uma nova carta foi enviada aos investigadores. No entanto, a aparição das criaturas e do objeto continua um mistério entre os feirenses.
Qual dessas curiosidades você já sabia? Deixe aqui nos comentários!
Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!