Hoje, 15 de Maio, comemora-se o Dia da Família, é uma data comemorativa criada pela ONU. Foi pela importância das famílias na sociedade que a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que ações sejam realizadas em prol delas.
A família é a primeira base de qualquer indivíduo, sendo o seu primeiro contato social.
Ali, ele aprenderá sobre educação, respeito, disciplina, cuidado, amor, proteção, enfim, sobre a vida em si. A família é o bem mais precioso que alguém pode possuir e a importância dela nas nossas vidas é incomparável.
Ter um bom relacionamento familiar não é uma tarefa fácil! Precisamos fazer a manutenção dos laços que mantemos com nossos familiares. Dedicar nosso tempo a eles, também faz parte dessa boa convivência.
Pensando nisso, nesse post trazemos algumas atividades que você pode fazer com sua família e ter um dia super agradável ao lado de quem você tanta ama! Vamos lá.
Você pode fazer a cabaninha com cadeiras, cabos de vassoura, caixas de papelão e aquele monte de lençol e cobertores para dar um toque mais confortável para o ambiente. Ali dentro, os pais podem ter um momento de leitura e até mesmo uma festa do pijama.
Nesse cabo de guerra o lado perdedor irá cair em uma base macia, feita com um montinho de almofadas, por exemplo. Para fazer a brincadeira, também é necessário uma corda para servir de cabo para que os times possam puxar.
Caso os filhos não tenham um cantinho da leitura específico em casa, uma dica é montar a cabana para isso.
A proposta é que eles tenham texturas bem diferentes, como lisa, áspera, aveludada, macia e rígida. Depois de escondidos, basta pedir para as crianças encontrarem os itens pela casa.
O uso de um cronômetro ou o relógio pode tornar a brincadeira mais emocionante e incluir a turminha com mais idade.
A ideia é imitar as poses que algum personagem que as crianças gostam fez no filme ou desenho. Os pais também podem criar esses movimentos no papel e mostrar para os filhos. Depois, basta pedir para elas copiarem o que estão vendo. Esse é um jeito superdivertido de brincar com todo o corpo.
Uma boa dica é promover uma contação de histórias. A dinâmica pode funcionar com os pais lendo o livro preferido dos filhos junto com eles ou cada um pode inventar uma história diferente.
O desafio dessa atividade é transferir as bolas de algodão de uma vasilha para a outra, mas com os olhos vendados e usando uma colher. Mas não vale usar a mão que não está segurando a colher. Quem transferir o maior número de bolinhas em um determinado tempo ganha.
A brincadeira pode parecer fácil, mas como as bolas de algodão são leves, não dá para sentir o peso direito. Com isso, ao serem transferidas, as bolinhas vão caindo para fora do pote. As crianças vão adorar!
A primeira fase dessa atividade vai exigir que pais e filhos desenhem quadrados, triângulos, círculos, retângulos e várias outras formas vazadas numa cartolina com canetinha ou no chão utilizando uma fita adesiva. Depois, basta cortar papéis coloridos com essas mesmas formas e tamanhos e pedir para que os pequenos brinquem de encontrar onde elas se encaixam!
Brincar de massinha é sempre muito gostoso e faz com que as crianças soltem a criatividade. Os pais podem participar dessa atividade criando suas peças ou ajudando os filhos no que eles estiverem construindo. Outra ideia e fazer a própria massinha em casa.
A proposta dessa atividade é mudar um pouco as brincadeiras de pintar adicionando o elemento, água. Em seguida, basta separar um pote com água, pincel e pedaços de papelão. As crianças vão, então, pintar o papelão com água e observar como ele a absorve e verificar o resultado do seu trabalho.
Essa atividade também é bem simples. Primeiro os pais precisam colocar pedaços de papel pelo chão da casa e prendê-los com fita adesiva. Em seguida, basta desenhar com um giz de cera algumas ruas, casas, prédios, hospitais, escolas, parques, etc sobre eles junto com as crianças.
Essa brincadeira é um clássico das atividades com a família. Para fazê-la, os pais precisam de duas latinhas vazias, sem tampa e limpas. O próximo passo é fazer um furinho no fundo delas para poder amarrar o barbante. O tamanho da linha vai depender da distância em que a brincadeira vai acontecer, mas a nossa dica é não ficar muito longe, pois o telefone pode não funcionar direitinho. Feito isso, basta colocar a conversa em dia com a criançada!
Você colar um palito de picolé na ponta daqueles pratinhos de festa descartáveis, ele se torna uma raquete para um animado jogo de tênis com balão. Uma dica para deixar a atividade ainda mais legal é prender um tecido, como um lençol, por exemplo, em duas cadeiras para poder transformar a sala de casa numa quadra de verdade. A diversão com seus filhos vai ser garantida!
Os pais vão precisar de seis a dez garrafas pets vazias, rolinhos de papel higiênico ou outro material que simule os pinos do boliche e uma bola feita de meia para não machucar ninguém. Agora, é só organizar uma pista de boliche e fazer aquela diversão com os filhos!
Você gostou do post de hoje? Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até a próxima!