O uso do celular pelas crianças virou rotina na vida de muitas famílias brasileiras. Às vezes, os pequenos pedem um aparelho para assistir a um vídeo ou jogar, e ficam por muito tempo utilizando. Os aplicativos de controle parental se vendem como uma solução para esse problema, permitindo que os adultos monitorem o conteúdo visto pelas crianças mesmo que não estejam ao lado delas.
Nas lojas online, os aplicativos de controle parental somam milhões de downloads e oferecem diversas funções. O ScreenTime exibe os minutos gastos com cada aplicativo e bloqueia a tela caso a criança ultrapasse um tempo predeterminado. Já o GoogleFamilyLink permite que os pais acompanhem a localização das crianças e escolham quais aplicativos podem ou não instalar.
Há também o aplicativo Bosco, que além das funções anteriores, exceto a de bloqueio de tela, envia um alerta para os pais sempre que uma mensagem ofensiva ou vídeo ou imagem impróprios forem exibidos no aparelho da criança.
Os aplicativos citados são apenas alguns exemplos. Para a neuropsicóloga especialista em psicologia do desenvolvimento (USP) Deborah Moss, o uso de aplicativos desse tipo não é necessariamente negativo, desde que seja feito um acordo com a criança antes da instalação.
Deborah ressalta ainda que, no geral, é melhor esperar para dar o primeiro aparelho à criança. “O ideal é que isso aconteça depois dos 11 anos quando, do ponto de vista neurológico, a área frontal do cérebro, responsável pela autocrítica e controle da impulsividade, já está mais desenvolvida; além de negociar de forma clara, determinando quais aplicativos podem ser instalados e qual será o tempo de uso”.
Por fim, no ano passado, a OMS divulgou a recomendação de que bebês menores de um ano não sejam expostos a aparelhos eletrônicas e que crianças entre 2 e 4 anos não devem passar mais do que uma hora por dia em frente a telas, o que inclui celular, tablet, televisão e computador.
Você gostou do post de hoje? Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande abraço e até a próxima!