Você sabia que acompanhar a vida escolar dos filhos é essencial para a formação de indivíduos saudáveis?
Toda ação parental tem consequências no comportamento dos filhos, assim, o papel dos pais na educação, seja ela formal ou não, é fundamental.
Segundo a definição do conceito educação, diz respeito basicamente ao processo de ensinar e aprender. De forma ampla, podemos definir educação como o meio fundamental para que os hábitos, costumes, comportamentos e valores de uma sociedade sejam transferidos de geração em geração, de acordo com a evolução da coletividade como um todo.
Além de ser algo da vida em sociedade, a educação também compreende o aprendizado das experiências individuais.
O processo educativo, ou a educação, pode ser ainda compreendido como o desenvolvimento intelectual, físico ou moral dos indivíduos com vistas à adaptação e à socialização.
No sentido mais amplo educar é socializar, é transmitir os hábitos que capacitam o indivíduo a viver numa sociedade, hábitos esses que começam na primeira infância, implicando no ajustamento a determinados padrões culturais.
O papel de educar deve ser iniciado na família e se estender na escola, uma vez que os conceitos e valores que norteiam a criança durante a vida são transmitidos pelos pais.
Todas as esferas da sociedade devem se encarregar simultaneamente para garantir uma educação completa e abrangente para crianças e adolescentes. Por isso, é necessário que os pais e responsáveis sejam mais participativos no dia a dia letivo. Isso traz inúmeras vantagens, como por exemplo:
Pais participativos geram melhores resultados do que pais ausentes. Por isso, a participação dos pais na educação infantil é ainda mais fundamental.
Conforme o artigo 205 da Constituição Federal:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1988).
E é nesse sentido que a família passa a participar da escola, com pequenas intervenções no processo educacional da criança que gera grandes mudanças no seu comportamento e aprendizado.
Sendo assim, a escola necessita da presença dos pais na escola, para que possam identificar quais as dificuldades que a criança encontra dentro e fora da escola.
A importância deste sentido mútuo de parceria entre pais e responsáveis pelas instituições de ensino nunca esteve tão presente.
É preciso lembrar-se de que tanto os pais quanto as escolas têm um objetivo em comum. Oferecer a melhor a educação possível aos alunos para criar profissionais de excelência e cidadãos conscientes.
Para chegar lá, é necessário criar mecanismos que busquem essa aproximação.
Acompanhar o caminho dos filhos na escola é uma tarefa que exige cautela. A educação proposta nas escolas desenvolve o interesse dos alunos pelo aprendizado e é reforçada quando os pais a estimulam dentro de casa também!
Principalmente nos primeiros anos de escola, as crianças começam a aprender a importância da disciplina com o estabelecimento de horários para as responsabilidades. Seja o principal guia para esse costume, criando um pequeno cronograma para as tarefas.
Juntos vocês podem construir um momento motivador, dando valor para cada dúvida e estimulando-a a pesquisar para achar as respostas.
Uma boa sala ou um espaço no quarto influenciam diretamente na concentração! Investir em iluminação e mesa confortável fará uma grande diferença na maneira como seu filho se dedica. Além disso, estimular novas formas de estudo pode manter o interesse por vários assuntos. Lembre-se de mostrar a ele filmes e documentários, além de fazerem passeios culturais. Aproveite a presença de museus e bibliotecas na sua cidade e em lugares próximos!
Estar disponível nos momentos em que seu filho estuda ou faz lição de casa demonstra que você se importa com ele e com seu aprendizado! Sua presença, de início, vai ajudá-lo a desenvolver a autoconfiança quando expressar alguma dúvida. Para que isso aconteça da melhor maneira, você pode mostrar a ele como pesquisar para chegar à resposta desejada, e aos poucos ele será capaz de fazer isso sozinho.
Devido à correria da rotina de trabalho, é natural que alguns pais encontrem dificuldades em auxiliar os(as) filhos(as) com as atividades escolares. Porém, para algumas crianças, nem sempre é tão simples realizar as lições de casa sem ajuda. Por isso, é fundamental que a família aprenda como ajudar os(as) filhos(as) na escola e participe efetivamente do processo de aprendizagem das crianças.
A presença dos pais na vida acadêmica do(da) filho(a) é o primeiro passo para promover uma educação de qualidade, afinal, ao se sentir apoiado(a), ele se mostra mais engajado(a) nos estudos.
Você gostou do post de hoje? Então pode começar a colocar em prática e entender melhor como ajudar os(as) filhos(as) na escola.
E ah! Ficamos felizes por chegar até aqui, e não deixe de conferir também nosso Instagram e Facebook para estar por dentro de mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Um grande beijo e até o próximo post!