Que a paciência é uma virtude, muitos de nós já ouvimos falar. Ou até mesmo precisar exercita-lá diariamente.
E quando se tem um filho, então? Parece que ela é preciso ser redobrada. Mas, ser impaciente não é uma atitude apenas dos pais.
Hoje em dia, crianças pequenas estão cada vez mais impacientes, até porque, seu tempo se difere muito do tempo dos adultos. E é a partir do seu crescimento que a criança aprenderá que as coisas não se resolvem de uma hora para outra, e que não há mais nada a se fazer além de ter PACIÊNCIA!
A partir dos 2 anos de idade, o pequeno já pode aprender a ter essa grande virtude, mas para isso, a ajuda dos pais é fundamental.
Com algumas das nossas dicas, ficará ainda mais fácil desenvolver todo esse processo. Vamos ver?
Os pais sempre serão o primeiro exemplo de comportamento para filho.
Pais que se exaltam com facilidade, seja porque a criança demorou para fazer uma tarefa, ou por outros motivos que possam ocorrer, passará uma imagem que aquela atitude é correta a se fazer, e o clima de serenidade do ambiente, já se foi por água abaixo.
Caso isso ocorra, pedir desculpa pela falta de controle é uma opção.
Como foi dito posteriormente, a partir dos 2 anos de idade, já pode a dar inicio nesse aprendizado.
Você pode está estimulando a criança a fazer pequenas esperas durante o dia, como a hora de comer a sobremesa, por exemplo.
Esses pequenos momentos já contribui bastante no ensinamento da criança.
Se você determinou um horário para que ele possa comer a sobremesa, não esqueça de cumprir o que foi prometido. Assim, ele entenderá que esperar é recompensador e vale a pena.
Querer as coisas no momentos deles, já é uma característica dos pequenos.
Em situações, como interromper uma conversa, você pode dizer a ele para estar esperando, que logo depois, você falará com ele. Não esqueça de elogia-lo pela espera. Com isso, estará reforçando seu bom comportamento.
Quando for casos de consultas, viagens, trânsito, situações que ele precisa esperar. Usar jogos ou até mesmo inventar algo na hora que possa o distrair naquele momento surtirá efeito.
O tempo passará muito mais rápido quando a criança está entretida.
Em uma conversa, explique para a ele a necessidade e a importância de ser paciente. Conte como cada coisa tem o seu momento, e quanto essa atitude é benéfica para ele obter o resultado que espera.
Com amor e diálogo, tudo funciona melhor!
E você? Tem alguma dica para compartilhar com a gente também? Deixe seu comentário 🙂
E não deixe de conferir nosso instagram e facebook para ficar por dentro de mais publicações que vão te inspirar nos looks e lhe informar quando tiver assunto novo aqui no blog!
Até mais, galerinha