Os pais tem um papel fundamental na educação dos seus filhos. E quando se trata de momentos sérios, eles estão ali, prontos para ensinar e orientar cada um deles.
Mas, assim como é importante esses momentos que precisam de mais firmeza, os momentos de diversões também são importantíssimos.
Hoje em dia, sabemos que as pessoas estão cada vez mais ocupadas, e que criar um filho não é uma tarefa fácil e muito menos pouco exaustivo. Mas por conta da sua rotina de trabalho, pais tem se tornado cada vez mais ausentes. Afinal, o importante é não deixar faltar nada em casa, certo?
Errado! O ato de brincar está incluso na educação infantil, e deve fazer parte da rotina dos pequenos. A criança que tem o hábito de fazer atividades com seus pais, tem um desenvolvimento mais saudável e ainda fortalece o seu sistema imunológico.
Além do mais, estar em contato com seu filho em momentos de descontração, contribui para o fortalecimento do vínculo entre vocês e ajuda o pequeno a ter um percepção melhor sobre o mundo.
Se você é um pai ou uma mãe que reconhece que esses momentos de lazer são necessários, vinhemos aqui hoje reforçar a importância de sempre reservar um tempo de interação com a criança. Vamos lá!
Segundo estudiosos, o ato de fazer atividades, como: brincar, correr, pular, sentar no chão, desenhar, entre outras brincadeiras infantis, é uma maneira natural e divertida de aprendizagem, que influencia na memória, criatividade, imaginação, e em aspectos emocionais e cognitivos.
Brincadeiras que exigem movimentação, faz com que a criança aprenda a limitação do seu corpo e a função que ele está desempenhando naquela hora.
Faz com que ela tenha a noção de espaço e domínio sobre seus movimentos que exigem mais coordenação.
Ao fazer atividades ao ar livre, a criança terá contato com micro-organismos que contribuirá para o seu sistema imunológico, criando anticorpos necessários para a defesa de infecções.
Atividades que faz com os filhos precisem se movimentar, devem ser estimulada desde cedo pelos pais.
Meia hora de brincadeiras como pega-pega, queima em torno de 224 e 135 calorias. Com esse hábito de fazer esforços físicos, fará com que o pequeno cresça com o costume de se exercitar e não crescerá um adulto sedentário.
Estar na era tecnológica facilita muito a vida das pessoas hoje em dia. Pode-se perceber que cada vez mais as crianças estão ocupando espaço nessas plataformas. Mas quando se trata do processo cognitivo, essa não é a escolha mais viável.
Contudo, as brincadeiras mais simples como:
São algumas das atividades que estimulará a criatividade da criança, pois ela desenvolverá habilidades na hora da brincadeira.
Para médicos especializados em saúde infantil, as brincadeiras são uma forma de trabalhar os sentidos para que eles funcionem corretamente. Ao brincar ao ar livre, por exemplo, a criança terá que usar da sua percepção do ambiente, tornando seus reflexos visuais e auditivos mais aguçados.
A criança que tem a participação dos pais em suas atividades, crescem tendo embraças saudáveis da sua infância e se torna uma criança mais sociável, e melhor, com ajuda das pessoas que mais as amam.
Se você gostou dessas dicas, não deixe de conferir também nosso instagram e facebook.
E para conferir ainda mais informações quando tiver assunto novo aqui no blog!
Não esqueça de deixar seu comentário.
Beijos e até mais 🙂