Elogiar é um pequeno ato, mas que pode fazer uma grande diferença.
Todo mundo gosta de receber elogios, ser reconhecido por algo que fez, ou por uma qualidade que se tem. Esses pequenos gestos contribui bastante para a elevação da autoestima de uma pessoa. Esse é um dos motivos que torna a atitude de elogiar tão importante.
O elogio se torna fundamental em todos os ambientes, seja ele no trabalho, na escola, nas relações de amizade, e principalmente, na família.
Saber elogiar seu filho da maneira correta reforçará o desenvolvimento emocional dele em qualquer idade. E é uma das melhores armas educativas!
Ficar atento e pontuar os comportamentos adequados que a criança tem, gerará um sentimento de satisfação nela por estar tento um reconhecimento das suas virtudes pelos pais. Isso reforçará sua autoestima de uma maneira positiva e os motivará a sempre melhorar suas habilidades.
Para a criança que está descobrindo suas habilidades, ver seu esforço sendo reconhecido o impulsionará desde cedo a enfrentar os desafios que ela terá pela frente.
Então, observe os pontos fortes que seu filho tem a oferecer, e diga a ele o quanto isso tem valor.
Elogiar o processo de tentativa é mais eficaz que elogiar o resultado.
Quando você elogia seu filho apenas pela conquista de algo que ele tem, isso criará uma barreira para que ele converse com você sobre as falhas que obtiverem, porque gerará uma pressão sobre ela.
Isso pode ter um efeito contrário do que é esperado, pois, ela poderá se tornar uma criança frustada assim que falhar em algo e a imagem dela que os próprios pais a passaram, se desfizer.
As derrotas precisam ser uma ponte motivadora.
Perder faz parte da vida, e os pequenos precisam aprender a lidar com essas situações. E a atitude positiva diante dessas ocasiões, é tudo que a criança precisará naquele momento, principalmente de pessoas que os amam tanto.
Se a criança fala “Eu não consigo fazer isso”, você responde: “Você não consegue AINDA”.
Ele aprenderá que sempre houverá obstáculos, e que o mais importante é manter a persistência e tentar novamente.
Dê sugestões aonde a criança pode estar melhorando.
Quando a crítica é feita da maneira correta, não a desanimará, afinal, você também sabe reconhecer seus valores, quando o elogia.
As crianças já possuem a capacidade de discernir quando os pais estão sendo sinceros. É preciso ter um filtro pra saber quando esse elogio deve ser feitos – Por mais que você ache o seu filho a criação mais linda que já surgiu no mundo –
Bajular a criança pode ter um efeito negativo. Elogiar sempre as qualidades e características pessoais, atrapalha no desenvolvimento da autoconfiança dela. E ao perceber tal exagero, ela poderá deduzir que os pais não são de confiança.
E quando o elogio for realmente verdadeiro, poderá passar despercebido.
Todo elogio é bem vindo, desde que tenha um motivo.
Por fim, agora sabemos que elogiar uma criança é uma forma de estar incentivando suas conquistas, e saber elogiar pode trazer benefícios aos outros, e também melhorar sua relação com o próximo.
Ah!!! E não deixe de conferir também nosso instagram e facebook para conferir ainda mais publicações que vão te inspirar nos looks e lhe informar quando tiver assunto novo aqui no blog!
Beijos, até amanhã 🙂