Você já ouviu falar do termo ”Cama compartilhada”? É assim que se chama a atitude dos pais em dividir a própria cama com seu filho.
Quem nunca se sentiu tentado a deixar com que o filho durma junto?
A princípio, o sono das crianças é um assunto de bastante interesse, muito antes da criança vir ao mundo. Se perguntar como e até onde é saudável ter esse hábito, é uma dúvida recorrente.
E olha só! Estamos aqui para tira-la 🙂
De acordo com antropólogos, bebês que dormiam com os pais, apresentavam um desenvolvimento intelectual e físico melhor, comparado aquelas que dormia separados deles.
Segundo estudiosos, a criança após ter passado 9 meses no útero da mãe, assim que ela nasce, essa ruptura pode ser amenizada com esse contato mais próximo na hora de dormir.
Também é destacado que essa aproximação acaba estimulando a amamentação em 3 vezes mais durante
à noite. Ação essa que é benéfica para a saúde infantil, fazendo com que a proteja de várias doenças.
Mas nem tudo é só beneficio! Vamos ver?
As crianças são de fato seres frágeis que precisam o tempo todo de cuidados. Com isso, para evitar acidentes durante o sono, como empurrões, chutes e até mesmo sufocamento, é aconselhado que a criança durma em um berço ao lado da cama dos pais até os 6 meses de idade. NUNCA na mesma cama. Mas por quê?
Porque além de evitar acidentes que podem ocorrer durante esse período, evita com que a criança crie uma dependência muito grande em relação aos pais, e quando eles precisarem da sua autonomia para dormirem em seu quarto, essa será uma tarefa muito mais difícil.
Se esse hábito ocorre e você já não sabe como tirar esse costume, daremos 5 dicas para pode ajuda-lo.
É importante que durante o dia você dê atividades com que a criança possa exercitar suas capacidades, por exemplo: Vestir sua roupa sozinha, arrumar sua própria bagunça, comer, etc…
Isso fará com que ela crie sua autonomia, e o ajudará a ser mais tolerante quando o assunto for dormir sozinha.
Assim como o sono é um fator importante, o lugar onde ela dormirá também será.
Preparar um ambiente confortável, de temperatura agradável, com uma cama agradável, facilitará com que aquele espaço seja convidativo para o pequeno.
O medo do escuro está entre os medos mais comuns na infância. Motivo que pode trazer dificuldade na hora de dormir.
Contar histórias onde a criança vence seus medos, supera obstáculos, tenha um final onde ele é o campeão da história, são truques que podem estimular a criança a ir de frente contra os medos que a impossibilitam dormir sozinha.
Se você conseguiu com que ele durma na própria cama, e por algum motivo, seja por medo, insônia, ou algum outro caso que fez com que ele queira dormir na sua cama, e toda vez você decide ceder, ele entenderá que poderá usar dessas ocasiões sempre que lhe for útil e criará esse hábito de dar uma escapadinha para a cama dos pais.
O ajude a resolver seu problema que lhe aflige no momento, mas não esqueça, no seu PRÓPRIO QUARTO.
Elimine qualquer aparelho eletrotônico que possa fazer com que seu filho se distraia durante à noite. Televisão, videogame, luz do computador, são todos estímulos para que a criança tenha dificuldade de pegar no sono.
Preparar a criança psicologicamente evita estresse.
Impor uma rotina como:
Essas pequenas atitudes fará com que a criança se sinta mais tranquila e segura antes de dormir. Afinal, uma boa noite de sono é importante tanto para criança, quanto para os próprios pais que precisam zelar por sua privacidade.
Mas, e você? qual a maneira que utiliza ou utilizou para que seu filho durma no seu devido lugar? Conta pra gente!
E não deixe de conferir também nosso instagram e facebook para conferir ainda mais publicações que vão te inspirar nos looks e lhe informar quando tiver assunto novo aqui no blog!
Beijos, até o próximo post!