Certamente, todos os pais querem ter crianças com disciplina e educação. Dessa forma, utilizamos diversos métodos que prometem transformar esse desejo em realidade!
Diante disso, você já ouviu falar sobre Disciplina Positiva? Nada mais é do que é um programa baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e seu objetivo é simples: encorajar crianças e adolescentes, casais e colaboradores das empresas a se tornarem:
Porém, apesar de ser um programa bem abrangente, vamos focar apenas nas nossas crianças e adolescentes, combinado? Mostrando, assim, os benefícios e os impactos que a disciplina positiva traz para o desenvolvimento.
Como o seu nome mesmo já diz, ela é positiva pois consegue, segundo estudos, “programar” as crianças para que elas consigam criar conexão com o lugar onde vivem, com as pessoas ao redor, família ou escola e assim, tendem a ter menos comportamentos indesejados.
Mas, independente de ser algo voltado para crianças desde a primeira infância, pode ser utilizado pelas mais grandinhas e também os adolescentes.
Pois, através dos estímulos, elas podem desenvolver essas habilidades e se tornarem adultos bem-sucedidos.
Assim, a Disciplina Positiva se baseia no conceito de que qualquer disciplina pode ser passada com firmeza e amabilidade ao mesmo tempo, sem punição, castigos ou programas de recompensas.
Apesar desse conceito educacional apresentar mais de 50 afirmações benéficos, vamos apresentar hoje os 5 mais influentes e considerados peças chaves pelos criadores!
Nesse caso a conexão não tem relação com a tecnologia, mas sim em métodos que que permitem que a criança se sinta aceita em meios como:
Se sentindo, assim, capazes de se conectar sozinhas e com a certeza de que podem fazer a diferença!
Firmeza associada com a gentileza é o segredo desse tópico, dessa forma os adultos se tornam modelos e exemplo.
Afinal, não adianta só falar e agir de forma contrária a isso!
Sabe aquela história de “Faça o que o eu digo, mas não faça o que eu faço”?, não serve para esse programa.
Para essa vertente, vale considerar a todo momento o que a criança está sentindo. Assim, ela aprende e decide sobre si e seu meio social.
Dessa forma, criando uma ponte sobre seus desejos para o futuro e o que fazer para ter uma boa e próspera vida.
Respeito, empatia e cuidado com os outros é o regente desse tópico!
Além disso, os pequenos podem aprender como entender e resolver os problemas e sobre a cooperação.
Acima de tudo, a disciplina positiva, presa pelo incentivo das capacidades pessoais, como desenvolver a sua autonomia e o encorajamento do uso construtivo do seu poder.
Por exemplo, se seu filho chega com o boletim de notas abaixo da média ou do esperado, você não deve usar fases como:
Porém, mostrar para a criança a importância e os benefícios do estudo, fazer entender que aquelas notas não a definem como pessoa e além disso substituir as frases anteriores por:
Interessante não é?
Como sempre, agora é hora de você me contar o que achou da postagem e se você aplica a disciplina positiva ai na sua casa!
Não esquece de correr lá no instagram e fazer aquela amizade sincera com a gente 😍
E se quiser mais conteúdo já sabe, é só conferir as últimas do blog ou esperar o post de amanhã 💘
Beijos 😊
2 Comentários
Amei, tô revendo todo meu comportamento como avó !!!!
Olá, Valdeci! Que ótimo saber que você gostou e que vai ajudar você no seu relacionamento com os netos. Beijos 💖