Infância, a fase das dúvidas e das perguntas mais inusitadas! Mas nada de manter sigilo, a dica de hoje é sobre como falar de todos os assuntos com os filhos, da forma ideal!
Pode ficar tranquilo, que nossa intenção é evitar o constrangimento, assim vamos ensinar melhores formas para deixar o sigilo de lado e falar abertamente sobre os mais variados assuntos com os pequenos!
Vamos combinar que quando nossos filhos passam da primeira infância, surgem cada dúvida que muitas vezes preferimos manter o segredo e não falar com ele naquele momento.
Porém, ainda muito cedo as crianças têm acesso livre a informação através da internet, televisão ou dos grupos que participam. Dessa forma, mesmo que de forma cuidadosa, quando surgir uma oportunidade é interessante que se fale sobre todos os assuntos.
Elas fantasiam tudo, criam histórias de coisas pequenas e tem uma criatividade absurda. Justamente por isso, que quanto mais informadas estiverem melhor!
Falar sobre:
É muito importante, afinal, criança informada é criança segura.
Dos 4 aos 10 anos, é ideal que os pais esperem as dúvidas surgirem da parte delas! Mas quando elas aparecerem, nada de sigilo, fala um pouco do assunto, sem usar termos complicados ou pejorativos.
Não tenha medo de não saber a resposta. Estude, se informe e tudo dará certo!
E sempre respeite entenda o limite entre não falar nada ou falar demais, opte pelo meio termo e explique:
“Filho, sua dúvida significa isso. Mas, quando você tiver mais idade, a mamãe vai te explicar com mais clareza”.
Acredite, isso para as crianças já é o ideal para sanar aquela curiosidade momentânea!
Se os pequenos já têm facilmente o acesso a informação, imagine os adolescentes!
Devido a timidez comum da fase, em contraste do que é indicado para as crianças, você não deve esperar o adolescente perguntar, pois isso pode nunca acontecer e ele ficar informado pelos amigos ou pela internet. Nenhum pai quer isso né?
Apesar da escola ensinar muitas coisas, devemos ter consciência que muitos assuntos devem ser tratados primeiramente por nós. Assim, estabeleceremos limites, sanaremos as dúvidas sem julgamentos e com afeto.
A dica é procurar o momento ideal, nada de estar no jantar e aleatoriamente começar a falar sobre o primeiro beijo ou sobre se apaixonar. Certamente seu filho ficará constrangido e não levará muito a sério.
Separe um momento para isso, o convide para uma conversa a sós e o deixe a vontade para perguntar sobre o que ele quiser e do mesmo modo que foi quando ele era menor, use o cuidado e os limites compatíveis com a idade.
E ai papais, estão se sentido mais confiantes? Use essas dicas e comece a falar um pouco sobre tudo!
O sigilo pode ser um inimigo nas relações e deixar seu filho confuso e com dúvidas desnecessárias sobre assuntos diversos.
Uma criança informada tem autonomia para se posicionar, se sente mais a vontade para contar tudo que ela está vivendo para você!
Deixa ai nos comentários o que achou do post e sua dica para falar sobre os diversos assuntos.
Aproveita e dá uma passadinha na nossa loja virtual e já começa a falar sobre estilo e forma de vestir!
Beijos e até mais!
1 Comentário
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.