Projeto alimentação saudável educação infantil. Manter uma dieta rica em proteínas e fibras, é essencial para o bom funcionamento do organismo e do corpo.
Para os adolescentes, a alimentação é um aliado super importante que evitará deficiências, principalmente, na fase de crescimento.
A todo modo, estar sempre disposto a se alimentar melhor, fara um bem considerável tanto para o corpo, quanto a mente.
Por isso vamos discutir sobre Projeto alimentação saudável educação infantil.
Diversos produtos processados e industrializados, são apresentados diariamente no mercado, sendo para muitos pais é um desafio introduzir produtos saudáveis e naturais no cardápio dos filhos. Mas com algumas dicas, esse processo pode pular da zona de desafio, para algo mais divertido e saboroso.
Com fast food e guloseimas sendo apresentadas instantaneamente, se for para o adolescente escolher, provavelmente, ele nunca trocaria por um prato de salada, não é mesmo. E ai o nosso Projeto alimentação saudável educação infantil iria por água a baixo.
O primeiro conselho é ir introduzindo o Projeto alimentação saudável educação infantil, aos poucos, até que aquele alimento da lista do dia, não seja mais uma novidade. Assim, pode se introduzir um próximo e assim por diante.
É de fundamental importância lembrar que a introdução é sempre mais tranquila que a substituição.
Os médicos afirmam que um passo importante para trazer a atenção dos pre adolescentes e adolescentes para o prato é deixá-lo saboroso e bem colorido. Utilizar pelo menos 5 cores de verduras e leguminosos diferentes já indica uma boa quantidade de ferro, potássio e fibra.
Aliar o Projeto alimentação saudável educação infantil, a fase que a criança está vivendo, também é uma dica fundamental.
Sabemos que a fase da adolescência, tanto para meninos quanto para meninas, é marcada por dúvidas, estranhamento e irritabilidade. Portanto, a alimentação é fundamental para controlar níveis de estresse e hormônios, auxiliando na passagem de fase de forma mais tranquila.
Alimentos como alface, mel, laranja, tomate e ovo, são super indicados no controle da irritabilidade. Pois possuem compostos que:
Já as proteínas e o cálcio encontrados nos alimentos naturais, auxiliam no crescimento, fortalecimento dos ossos, cabelo e unha.
Da mesma forma que mantém o peso e o desenvolvimento da massa óssea e muscular. Prevenindo doenças como a descalcificação óssea ou osteoporose, por exemplo. Sem falar das doenças mais comuns entre adolescentes como infecção intestinal, anemia, fraqueza e desestímulo físico.
Dessa forma, se você observar que ofereceu todos os recursos de estudo, matriculou seu filho até em aulas extras e mesmo assim ele está indo de mal a pior, é bom observar a alimentação.
Para o cérebro não basta apenas estar alimentado, se essa comida não for de qualidade e não lhe prover os nutrientes necessários, ele sentirá dificuldade em absorver e principalmente armazenar as informações.
O descontrole do sono também é um sintoma muito observado, alimentos com muitas calorias, quando ingeridos principalmente após as 18 horas, onde o nosso metabolismo começa a trabalhar mais lentamente, geram uma fonte de energia extra.
Fazendo que os nossos filhos fiquem acordados por muito mais tempo gerando, consequentemente no dia posterior, irritabilidade, preguiça e indisposição, causados pelas poucas horas de sono.
Outra dica importante é montar um cardápio com o que será consumido na semana. Assim, os papais terão mais tempo de pesquisar o melhor custo-benefício e se organizar no preparo das porções necessárias de acordo com o Projeto alimentação saudável educação infantil.
Que tal separar uma noite e convidar seu filho para cozinhar com você? Tornar esses momentos em divertidos e não sofridos, facilitará o processo de introdução.
Além do quê, já foi provado cientificamente que para a criança, pre adolescente ou adolescente, fazer parte da construção do prato aumenta consideravelmente seu desejo de ingerir o alimento.
Cereais, massas e vegetais:6 a 11 porções;
Frutas e verduras: 4 a 5 porções;
Leite e derivados: 3 a 4 porções;
Carnes, ovos, feijões e nozes: 2 a 3 porções;
Açúcares e gorduras: moderação
Restringir o uso por completo dos alimentos que seu filho já era acostumado a consumir é muito prejudicial. Essa atitude pode gerar descontrole, maior irritabilidade e até compulsões alimentares.
Criar uma rotina alimentar também é uma boa decisão. Organizar os horários para as principais refeições e mostrar que elas são importantes, também impulsionará seu filho para melhores comportamentos.
Se a rotina do seu filho exige que ele coma fora de casa ou passe bastante tempo longe, é viável a produção de marmitas. Dessa forma, evitará que ele possa comer besteiras e também ajuda na economia. Sempre bom, não é?
Mas par evitar o desperdício, é sempre bom avaliar o que realmente será consumido e o que não será! Portanto invista em saladas, temperos, produtos frescos e “comidas de verdade” como arroz, feijão, frango ou peixe, entre outros.
Muitos adolescentes, tem perda de apetite ou comem de maneira desregulada, por não ter uma rotina de exercício ou não praticar nenhuma atividade que exija a queima de energia.
Esportes deixaram o dia do seu filho mais movimentado:
A importância de se exercitar e queimar calorias é indiscutível, procurar uma atividade que seja do agrado do seu filho, é um investimento de grande importância física e mental.
E para finalizar esse nosso bate-papo sobre alimentação e sua devida importância
E fica de olho no nosso blog, que sempre traremos dicas super interessantes de assuntos variados.
Quer ver um tema específico? Deixa aí nos comentários. Então chega de conversa e vamos lá.
1. Comer frutas e verduras;
2. Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão;
3. Evitar gorduras e frituras;
4. Usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês;
5. Realizar 3 refeições principais e 1 lanche por dia;
6. Comer com calma e não na frente da TV;
7. Evitar doces e alimentos calóricos;
8. Comer de tudo, mas caprichar nas verduras, legumes, frutas e cereais;
9. Atividade física
10. Rotina e frequência
Visite nossas redes sociais: @pirilampokids @pirilampoteens